Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de novembro, de 2020 | 17:33

Campanhas de vacinação são prorrogadas até 4 de dezembro

Divulgação
Público-alvo deve procurar as UBS?s de Ipatinga, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30Público-alvo deve procurar as UBS?s de Ipatinga, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30

A administração de Ipatinga informou nesta terça-feira (24) que a Campanha de Vacinação contra o Sarampo para pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos foi prorrogada até o dia 4 de dezembro. Também serão estendidas para a mesma data a Campanha Nacional de Multivacinação e contra a Poliomielite. O público-alvo deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30, em seus trabalhos de imunização.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, a prorrogação se fez necessária em função de o Estado apresentar baixa cobertura vacinal. Até esta segunda-feira (23), apenas 36,6% da população-alvo havia sido imunizada.

No município de Ipatinga, os números não são diferentes. Das quase 120 mil pessoas que precisavam ser vacinadas contra o sarampo, pouco mais de 43 mil foram imunizadas, o que representa 37%, detalhou a Secretaria Municipal.

Poliomielite

Em Ipatinga, quanto à Campanha contra a Poliomielite, quase 69% do público-alvo recebeu a vacina. A meta de imunização, de acordo com o governo do Estado, é de 95%.

A prorrogação da campanha tem como objetivo atingir a meta de imunização do público-alvo e reduzir o risco de reintrodução do poliovírus. O alvo são crianças a partir de um ano até menores de cinco anos.

Desde a década de 1990, o Brasil é reconhecido como país com área livre da pólio. A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e cinco anos de idade.

Multivacinação

A Campanha de Multivacinação oferece imunização contra diversas doenças. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas com até 15 anos de idade.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão: BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

Timóteo

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo informa que mobilizou o setor de Vigilância Epidemiológica para a organização das estratégias para a continuidade das campanhas. Na cidade, será realizado o Dia “D” municipal de vacinação no próximo sábado (28), em todas as Unidades Básicas de Saúde. De segunda a sexta-feira, a imunização será oferecida nas UBS’s que possuem salas de vacina.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário