EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

24 de novembro, de 2020 | 10:02

Aulas, cabides, bebês e histórias

Curso para educadores com Stela Barbieri encerra série de formações do ano

Nesta-quinta-feira (15), às 19h, o Instituto Usiminas promove o último curso de 2020 do Programa de Formação de Professores e Arte-educadores. Em novo formato, por causa do distanciamento social, o curso será on-line.

Com a temática “A natureza fantástica: movimentos de transformação entre arte e ciência”, o curso será ministrado pela artista paulista Stela Barbieri e vai fechar o cronograma do ano dos cursos do programa de formação e integra a programação da Ação Educativa do Instituto Usiminas.

Divulgação/ACS CCU
Stela Barbieri é artista, contadora de histórias e escritoraStela Barbieri é artista, contadora de histórias e escritora
Stela Barbieri convida os professores a refletirem sobre a potencialidade de questionar as ciências. O que está se transformando agora? Como olhar para a entranha do vivo?

Os fenômenos que acontecem no mundo geram perguntas e problemas. E ajudam a compreender como aprendemos pelo modo como as crianças se impactam pelas transformações da natureza, que as investigações podem transitar entre várias áreas do conhecimento.

Stela Barbieri é artista, contadora de histórias, escritora e educadora. Dirigiu a ação educativa do Instituto Tomie Ohtake (SP) e foi curadora educacional da Fundação Bienal de São Paulo.

Publicou materiais educativos para instituições culturais e livros para professores, além de 25 livros para o público infanto-juvenil. As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Divulgação/ACS CCU
Oficina de Marcenaria e Arte “Cabideiro de Madeira”, com Bernardo GardingoOficina de Marcenaria e Arte “Cabideiro de Madeira”, com Bernardo Gardingo
Em Casa
As atrações da programação virtual da semana também podem ser acessadas pelas redes sociais do Instituto Usiminas no Facebook e no Instagram.

Nesta quarta-feira (25) haverá a oficina de Marcenaria e Arte “Cabideiro de Madeira”, com Bernardo Gardingo de Carvalho (MG), na qual o público vai aprender a construir e instalar um cabideiro de madeira usando insumos, ferramentas e instrumento de fácil acesso.

Divulgação/ACS CCU
Cláudio Oliver e Daniela Alves, em histórias para saborearCláudio Oliver e Daniela Alves, em histórias para saborear
Na sexta-feira (27), o Em Casa com o Instituto Usiminas terá o Arte Para Bebês - Histórias Para Saborear, com o DaMa Espaço Cultural, de Timóteo (MG). Os personagens desta edição são as frutinhas, legumes e vegetais.

Além das músicas e histórias com Daniela Alves e Cláudio Oliver, pais, mães e outros cuidadores vão aprender técnicas para que as refeições dos pequenos sejam momentos de mais afeto, aprendizado e ludicidade.

Contação de Histórias
Na tarde de sábado (28) haverá uma contação de histórias ao vivo, “Origem do Mundo”, com a contadora de histórias e atriz indígena macapaense Lúcia Morais, residente no Rio de Janeiro.

Divulgação/ACS CCU
A contadora de histórias e atriz indígena macapaense Lúcia MoraisA contadora de histórias e atriz indígena macapaense Lúcia Morais
De modo poético e lúdico, Lúcia conta histórias que falam do surgimento do mundo pela concepção indígena, em que Tupã criou tudo sobre a face da Terra, oceanos, matas, animais, estrelas no céu, a criação da humanidade e todos os elementos da natureza, a lenda da criação Tupi-Guarani.

As iniciativas do Instituto Usiminas têm o patrocínio da empresa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário