CADERNO IPATINGA 2024

23 de novembro, de 2020 | 11:05

O Avesso da Saudade de Ana Areias

Escritora e cantora busca um lugar de resistência estética e afetiva para a poesia

Em sua primeira obra poética, a escritora e cantora paulista Ana Areias apresenta poemas e escritos inéditos e textos já apresentados na internet. Em Avesso da Saudade, a poeta busca para a poesia o lugar de resistência estética e afetiva.

"Enquanto segue a epidemia de maldade e os sustos perdem o elemento surpresa, insistiremos em ser a resistência da empatia desvalorizada", diz a autora no poema “Malucos Amáveis”. A obra inclui ilustrações de Sofia Lobo. São 60 poemas, divididos em cinco partes, com 89 páginas no total.

Perla Berwanger/Divulgação
Ana Areias nasceu no interior paulista, começou carreira em São Luís do Maranhão e mora atualmente em RecifeAna Areias nasceu no interior paulista, começou carreira em São Luís do Maranhão e mora atualmente em Recife
A narrativa poética de Ana Areias aborda o deslocamento da autora entre vários pontos de vista, em uma viagem inusitada na qual visita lugares comuns, uma casa, um jardim, uma estrada.

No caminho, tenta desvendar a si mesma e o seu mundo. Uma janela, uma pedra, um móvel e o caminhar podem ser meios para desbravar conexões de memória entre momentos esquecidos e os ainda não vividos, ou imaginar como ocorrem os encontros entre as pessoas. "O amor começa na encruzilhada de vidas alheias", suspeita a poeta em “Brotos”.

Há pouco a autora até então de prosa incorporou a poesia à sua produção. Ao intensificar a criação de canções para seu trabalho autoral como cantora, a artista passou a levar os versos para sua escrita literária, cada vez mais musical.

O título do livro é o nome de uma de suas canções, e dá pistas da intertextualidade da obra. Em Avesso da Saudade, Ana Areias mostra a convergência estética de três rotas criativas.

Avesso da Saudade fala sobre o fazer-se indo, sobre sair do lugar, pegar a estrada da vida e se construir. “O livro segue um roteiro de sensações, como a Ignição do primeiro capítulo, que fala do voo primeiro, da vontade de sair do lugar, de alcançar esse mundo paralelo cheio de simbologias, o terceiro acostamento das peregrinações da vida”, diz a autora.

As ilustrações de Sofia Lobo dão compreensão nos poemas. O livro é lúdico, exprime sentimentos, é recheado de liberdade e ensinamentos, tem muito afeto. A perfeição reside nas esquinas, nas imperceptíveis transversais dos sentidos.

Perla Berwanger/Divulgação
A cantora e compositora Ana Areias e a capa do seu primeiro livro de poesiasA cantora e compositora Ana Areias e a capa do seu primeiro livro de poesias
Desejo, paixão e erotismo também se mostram, o encontro dos prazeres através do espírito livre que cura a alma, mas não antes dos tropeços e quedas, forçando a poeta a seguir sempre em frente, observando a si mesma por outros ângulos, se compreendendo de várias maneiras, se metamorfoseando e perdendo o medo do trajeto.

A poesia de Ana Areias apresenta imagens fortes, onde é possível sentir as formas, os cheiros, ouvir os sons, emoções e pensamentos da personagem, construída em determinados momentos de uma forma onírica, com os sonhos se misturando com o hiper-real.

Ana Areias iniciou a sua trajetória artística no início dos anos 2000, cantando em São Luís (MA). Depois decidiu mudar para Recife (PE), onde continuou nos palcos musicais e começou a sua produção literária. Em 2008 passou a publicar seus escritos no blog Café com Leite.

Dez anos depois, passou a levar suas narrativas ao público pelas redes sociais e retomou a carreira de cantora e compositora, escrevendo letras e criando canções em parceria. O livro “Avesso da Saudade” é sua estreia no mundo impresso e sua primeira incursão na poesia.

FICHA TÉCNICA:
Avesso da Saudade
Ana Areias
Amélie Editorial
O livro pode ser adquirido diretamente com a autora, através do Instagram @anaareias ou pelo e-mail [email protected]. Valor: R$ 40 (versão física), R$ 24,99 (e-book, disponível na Amazon)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário