22 de novembro, de 2020 | 18:37

Jardinagem e hortas urbanas viram tendência na pandemia

O interesse dos brasileiros pela jardinagem e pelo cultivo de hortas cresceu exponencialmente nos últimos meses. Essa tendência se deve, especialmente, aos novos estilos de vida impostos pela pandemia do novo coronavírus: o isolamento social aumenta a necessidade de contato com a natureza e a preocupação com a saúde torna as os alimentos criados em casa mais pertinentes. Por fim, o tempo gasto no lar faz com que a população procure novos hobbies para passar o tempo e aliviar o estresse.

A utilização de plantas na decoração das casas e apartamentos já estava em alta antes mesmo da Covid-19. Quando todos os fatores citados vieram à tona, o interesse explodiu. O termo “horta” foi duas vezes mais pesquisado pelos brasileiros em maio, durante a pandemia, do que em janeiro. Já as buscas por “horta em casa” cresceram cinco vezes entre o começo e o meio de 2020.

Os especialistas do setor já preveem que a tendência veio para ficar, e que os espaços abertos e propícios para o cultivo de plantas devem ser cada vez mais valorizados nos imóveis. Um dos principais motivos deste crescimento no momento em que vivemos está na saúde mental. A relação parece vaga, mas na verdade é bem direta: comprovadamente, o contato com a natureza ajuda a aliviar a mente e pode prevenir quadros de ansiedade e depressão. Sem a possibilidade de sair de casa para ver a natureza, a solução foi improvisar e trazê-la para dentro do lar.

Mais do que aliviar o estresse no contato com as plantas, o próprio ato de praticar jardinagem e cultivo de plantas já ajuda a melhorar a saúde mental. Ocupando a mente com essas atividades, é possível esquecer as preocupações financeiras e sanitárias que assolam a população, pelo menos por algumas horas.

A questão da saúde também conta muito. Há alguns anos, os brasileiros já vinham demonstrando maior interesse no consumo de alimentos orgânicos.

Com a pandemia, o útil se uniu ao agradável e as hortas se tornaram uma solução para vários problemas. Além de aumentar a qualidade da alimentação, a economia financeira também conta, já que alguns legumes, frutas e verduras tiveram um aumento de preços expressivo nos últimos meses.

Tudo isso fez com que vários brasileiros investissem dinheiro nessas atividades. A serra elétrica, ferramenta que é utilizada principalmente na jardinagem, foi 155% mais pesquisada na internet em maio do que em janeiro deste ano, indicando um grande interesse na compra do produto.

Outros itens necessários para o cultivo de hortas também apresentaram alta nas buscas. A composteira doméstica foi 272% mais procurada, considerando o mesmo período. Esses números mostram que a moda veio para ficar e que, daqui para frente, os lares ficarão cada vez mais verdes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário