CADERNO IPATINGA 2024

20 de novembro, de 2020 | 10:32

Uma justa homenagem

Pinacoteca de biblioteca pública ganha nome de artista plástica fabricianense

A coleção de quadros de pintura que integra o acervo do Museu Histórico Municipal José Avelino Barbosa, em Coronel Fabriciano, vai receber o nome de “Pinacoteca Mirian D'arc Franco Oliveira”, em homenagem à artista plástica fabricianense falecida em 2016.

A iniciativa é do vereador Marcos da Luz (PT), que teve o PL 3123/2020 aprovado na terça-feira (17), por unanimidade, em reunião virtual do plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano. Agora a matéria vai à sanção do Executivo.

Divulgação
Mirian D'arc Franco deixou seu nome escrito há arte regionalMirian D'arc Franco deixou seu nome escrito há arte regional
Mirian D'arc Franco era filha de Ercina de Araújo (dona Naná) e do Juiz de Paz José Anastácio Franco (Zé Franco), o pioneiro que assinou a ata de instalação do município de Coronel Fabriciano e foi comerciante na cidade desde 1930, sendo dono da Casa Franco, que ficava ao lado do armazém do Coronel Silvino Pereira, no antigo calçadão da cidade.

A vida pessoal de Mirian sempre foi discreta, mas a atividade como artista plástica teve muito sucesso. Contadora por formação, Mirian se qualificou em cursos de história da arte, papel artesanal, pintura em acrílico e até restauração de peças antigas.

Com o passar dos anos, a casa dela se tornou um ateliê, onde quadros de temática religiosa dividiam espaço com telas que retratam cenas típicas das cidades do interior de Minas Gerais.

A pinacoteca do Museu tem 16 quadros de óleo sobre tela, que foram doados por artistas locais. Ainda em vida, a própria Mirian D’arc Franco doou três quadros para o acervo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário