
19 de novembro, de 2020 | 14:57
Pré-Black Friday movimenta comércio da região
Empresários adiantaram suas ações promocionais para evitar aglomerações e garantir a segurança dos consumidores
Emmanuel Franco
Lojas estão com as vitrines decoradas e oferecem promoções para quem quer pagar pouco e garantir boas compras

Aguardada com ansiedade por consumidores de toda a região, a Black Friday será realizada no próximo 27 de novembro, sexta-feira, dia em que produtos ganharão generosos descontos em boa parte das lojas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo. No entanto, conforme levantamento feito pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, as empresas não só já estão com decoração temática para a data especial como também anteciparam promoções para quem quer pagar pouco e garantir boas compras.
A pandemia nos impôs um cenário diferente em 2020: muitos empresários adiantaram suas ações promocionais da Black Friday para evitar aglomerações e garantir a segurança dos consumidores”, observa o presidente da entidade patronal, José Maria Facundes. Também segundo ele, nos próximos dias estarão mais movimentados, sobretudo, os segmentos de roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos, além de lojas de eletroeletrônicos, perfumaria e cosméticos.
Estamos em um mês de promoções, que estarão mais acentuadas na semana que vem. O que notamos é que muita gente, principalmente aquelas pessoas mais seguras e que não abrem mão de pagar menos, farão compras nesta Black Friday para já garantir o presente de Natal para o ente querido. Então, a data será um importante termômetro para o Natal”, revela.
Lojas
Mair Coelho, gerente da Dominante For Men, loja de roupas masculinas situada no Centro de Ipatinga (avenida 28 de Abril), acredita que o fluxo de clientes aumentará consideravelmente nos próximos dias. Na nossa pré-Black Friday você compra dois produtos e ganha o terceiro. Toda a loja está em promoção, mas a gente destaca a camisaria: polos e blusas de manga longa tendem a ter boa saída nesta época. Estamos bastante otimistas”, comenta.
Já Miria Fernandes da Cunha é gerente na Ômega, uma distribuidora de produtos evangélicos também situada na av. 28 de Abril. A Black Friday é uma data bastante esperada por todos. Quem vier à loja vai conseguir descontos que podem ultrapassar 50%, seja em bíblias de estudo, ternos, sapatos ou toda a moda feminina”, explica. Além dos investimentos na vitrine, Miria afirma que a maioria das publicações nas mídias sociais da empresa estão voltadas para a data especial.
Dicas
De acordo com o Sindcomércio, as ações que envolvem a Black Friday devem ser planejadas, pois o comerciante não deve estipular descontos aleatórios. É preciso analisar custos, margens e artigos com maior e menor procura. A entidade esclarece que a data também é muito importante para que o empresário faça girar seu estoque, deixando para o Natal somente as novidades e lançamentos.
O Sindcomércio repudia a prática de maquiar” descontos e reforça que as ofertas que não sejam verdadeiras só mancharão a reputação da empresa. A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e, no Brasil, tem sido uma ótima oportunidade para alavancar as vendas fora de períodos que tradicionalmente já são bons para o comércio, como Dia das Mães e Natal. Então, a nossa orientação é escolher um item de alto valor agregado ou muito desejado, abaixando consideravelmente o seu preço. E será este produto que chamará atenção para a loja”, analisa Facundes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]