Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de novembro, de 2020 | 11:26

No ar, Expedição Nordeste

Produção do Smithsonian é apresentada pelos irmãos e músicos Tauã e Caiã Cordel

Os nove estados do Nordeste equivalem a quase 19% do território nacional, e é o cenário de Expedição Nordeste, série em formato documental assinada pela produtora baiana Têm Dendê Produções. O primeiro episódio vai estrear no Smithsonian Channel neste sábado (21), às 18h. Os demais 25 capítulos irão ao ar às quartas-feiras e sábados, no mesmo horário.

Cláudio Antônio/Divulgação/ACS SC
Um guia explica aos irmãos as pinturas rupestres em um sítio arqueológicoUm guia explica aos irmãos as pinturas rupestres em um sítio arqueológico
No programa, os irmãos Tauã e Caiã Cordel, líderes da banda Tribo Cordel, partem em uma viagem no estilo ‘road movie’ pelo terceiro maior território do Brasil e, em meio a descobertas e aventuras, destacam a cultura, a identidade e as belas paisagens dos Estados nordestinos.

No primeiro episódio, a dupla parte do Recife para São Luís do Maranhão. Após uma passagem pela capital maranhense, eles se separam. Um conhecerá a praia das Fronhas Maranhenses e outro verá a festa do Divino Espírito Santo, em Alcântara.

No fim, eles se encontram e trocam experiências. Nos demais capítulos, Tauã e Caiã vão visitar Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Bahia.

“A inspiração para criar a Expedição Nordeste veio em uma viagem ao Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão, quando tive a ideia de mostrar a aventura de dois jovens buscando conhecer o Brasil de verdade”, explica Vânia Lima, idealizadora da produção e diretora da Têm Dendê.

Cláudio Antônio/Divulgação/ACS SC
Os encantos do litoral nordestino também é explorado nos episódiosOs encantos do litoral nordestino também é explorado nos episódios
À frente de Expedição Nordeste, os irmãos Caiã e Tauã Cordel são ilhos do cantor e compositor Nando Cordel, seguem os passos do pai e lideram a banda Tribo Cordel, que há sete anos toca o ‘forreggae’, mistura de forró com reggae.

Sem deixar a música, eles aceitaram o convite da produtora e embarcaram nessa viagem pelo território nordestino. “É uma experiência nova e diferente para nós. Mas o desafio vale a pena e a expedição terá muita aventura, histórias e paisagens lindas”, avisa Tauã.

Por sua vez, Caiã tem muitas expectativas com o projeto. “Eu e meu irmão somos músicos e a experiência com o 'Expedição' tem sido muito legal. É uma coisa que nunca fiz, tudo novo para mim. É uma caixinha de surpresa e a gente não sabe o que vai acontecer", diz, empolgado.

Os roteiros da série são de Suzana Aguiar e Ailly Cavalcanti, direção de Caio Coutinho, Fernanda Bastos e Vânia Lima, fotografias de Claudio Antonio e direção de montagem de Taguay Tayussy. Expedição Nordeste é executada com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Ancine, via Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav 01).

Cláudio Antônio/Divulgação/ACS SC
A dura vida no árido sertão nordestino, terra de gente resilienteA dura vida no árido sertão nordestino, terra de gente resiliente
O Smithsonian Channel™ (Claro 590/BluTV 384), propriedade da ViacomCBS, inspira e estimula a curiosidade. A programação inclui documentários e entretenimento em HD e 4K Ultra HD, em múltiplas plataformas.

Oferece conteúdo nas áreas de aviação e exploração espacial, viagem, história, ciências, natureza e cultura pop, como as séries Estados Unidos em Cores, Aéreas, Histórias Secretas, Missão Lua, Guerra do Pacífico em Cores e Desastres Aéreos.

Além da América Latina, o Smithsonian Channel também está nos Estados Unidos, Canadá, Cingapura, Reino Unido e Irlanda. O site do canal é www.smithsonianchannel.com.br. Ou veja no Instagram e Facebook.

Produtora brasileira independente, a Têm Dendê desenvolve conteúdo audiovisual e atua em projetos audiovisuais independentes, comerciais e estratégicos. Com sede em Salvador (BA), o grupo possui obras produzidas e entregues no Brasil, Estados Unidos, Panamá, Costa Rica e Dinamarca.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário