17 de novembro, de 2020 | 07:52

Celebrando a Consciência Negra

Instituto Usiminas tem programação para valorizar a obra de artistas negros

Alexandre Hugo/Divulgação/ACS CCU
A atriz Fabiana Brasil vai ?Contar e cantar Zumbi e Dandara?A atriz Fabiana Brasil vai ?Contar e cantar Zumbi e Dandara?
Nesta semana, em especial na sexta-feira (20), quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, o projeto Em Casa com o Instituto Usiminas apresenta a contação de histórias “Contar e cantar Zumbi e Dandara”, com a atriz e contadora de histórias Fabiana Brasil. No vídeo, a atriz aborda histórias sobre mitos africanos e literatura negra feminina.

Nesta terça-feira (17), às 19h, o Instituto Usiminas o bate-papo ao vivo do Conversa Conectada será com o diretor, ator e realizador do projeto Oficinas Culturais - Trocas Coletivas, Claudinei de Souza.

Divulgação/ACS CCU
O ator e diretor Claudinei de Souza estará no Conversa ConectadaO ator e diretor Claudinei de Souza estará no Conversa Conectada
Há 20 anos, o projeto Oficinas Culturais promove formação e atividades artísticas gratuitas para a comunidade. Neste ano, o projeto foi adaptado para o formato virtual, mantendo a tradição de receber convidados de renome nacional e internacional.

O Circuito Comunidade do mês de novembro também celebra a Consciência Negra. A cada domingo, os músicos Douglas Netto e Geleia apresentam o show “Irmãos de Fé” a bordo do mini trio.

Ricardo Alves/Divulgação/ACS CCU
Geleia e Douglas prosseguem levando o Irmãos de Fé aos bairrosGeleia e Douglas prosseguem levando o Irmãos de Fé aos bairros
No próximo domingo (22), das 9h às 11h, o Circuito Comunidade vai passar pelos bairros Tiradentes e Vila Celeste. No repertório de Irmãos de Fé, a dupla inclui Milton Nascimento, Maurício Tizumba, Djavan, Sérgio Pererê, Luiz Melodia, Vander Lee, Tim Maia e Caio Caboclo, e ainda algumas surpresas internacionais e canções autorais.

Toda a programação virtual realizada pelo Instituto Usiminas tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serenata Virtual
Para o mês de dezembro, o Instituto Usiminas já prepara diversas atrações, entre elas o projeto Carta de amor - Serenata Virtual, apresentado no Em Casa com o Instituto Usiminas.

A proposta se assemelha aos antigos programas de rádio, quando fazíamos pedidos de músicas e dedicávamos para pessoas especiais.

Para o vídeo Carta de Amor - Serenata Virtual o Instituto Usiminas convida o público a enviar um e-mail até o dia 18 de novembro, com o pedido de uma música e dedicando-a para alguém, de forma bem criativa.

Os cinco pedidos mais emocionantes vão estarão no programa Carta de Amor, que vai ao ar no dia 11 de dezembro, no Em Casa com o Instituto Usiminas. O e-mail é [email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário