15 de novembro, de 2020 | 08:00

‘Olha pra mim’ reabre galeria

Exposição de fotografias marca reabertura da Galeria do Centro Cultural Usiminas

A exposição ‘Olha Pra Mim’, do fotógrafo pernambucano Thiago Santos, marca a volta das exposições na Galeria Hideo Kobayashi, do Centro Cultural Usiminas.

Inaugurada na última terça-feira (10), a mostra traz fotos em preto e branco de olhares de pessoas de Ipatinga e de várias partes do mundo, expostas em lambe-lambes em grande escala, infláveis iluminados com slogans reflexivos e displays.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU
As fotos são expostas em lambe-lambes, infláveis iluminados e displaysAs fotos são expostas em lambe-lambes, infláveis iluminados e displays
Ipatinga é a primeira cidade do interior e a quarta do país a receber a exposição ‘Olha Pra Mim’, projeto desenvolvido desde 2014 e cuja primeira mostra ocorreu em São Paulo.

Além da Galeria Hideo Kobayashi, a mostra também vai ocupar outros pontos da cidade, como a área da entrada do teatro Zélia Olguin, pontos de ônibus e o Parque Ipanema.

Nesta mostra, Thiago Santos reúne mais de 300 olhares captados em Ipatinga e imagens do seu acervo. Só em Ipatinga o artista fotografou 80 pessoas, visando evidenciar a diversidade local, incentivar a sensação de identidade e levar o espectador a perceber sua importância e a do outro.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU
Exposição pode ser vista no espaço do teatro Zélia Olguin, no CariruExposição pode ser vista no espaço do teatro Zélia Olguin, no Cariru
Tiago Barros Haussmann, psicólogo e portador de deficiência visual residente em Ipatinga, teve seu olhar fotografado para a exposição ‘Olha Pra Mim’. Para ele, permitir-se ser fotografado foi uma nova forma de encarar a relação com a própria imagem.

“A maioria das pessoas se sente incomodada de tirar uma foto naturalmente. E justamente pelo fato de incomodar que temos que nos permitir isso. Essa exposição de fato vai nos trazer inúmeras reflexões”, conta Tiago.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, diz que o fato de valorizar a diversidade é o que torna a exposição ainda mais especial.

“Estamos no mês da consciência negra, tema fundamental quando falamos de diversidade e inclusão. A temática é trabalhada em nossa programação de novembro e engrandece a reabertura da Galeria do Centro Cultural Usiminas com uma proposta de humanização social indiscutível”, afirma.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU
Pontos de ônibus espalhados pela cidade também receberam fotos especiaisPontos de ônibus espalhados pela cidade também receberam fotos especiais
Visita
A exposição ‘Olha Pra Mim’ pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, de 13h às 19h.

Para acessar os espaços do Instituto Usiminas, seguindo recomendações do Programa Minas Consciente, os visitantes devem usar máscaras, manter o distanciamento de dois metros e higienizar as mãos.

Todas as pessoas que forem ao local deverão passar pela aferição de temperatura e cumprir as normas de segurança ditadas pela Organização Mundial de Saúde.

Reencontro IU
O Instituto Usiminas reabriu o Centro Cultural em outubro, com a retomada de parte das atividades presenciais. A Biblioteca Central de Ideias foi o primeiro espaço a ser reaberto.

Rodrigo Zeferino/Divulgação/ACS CCU
Na galeria, um enorme mural mostra a intrigante expressão de belos olharesNa galeria, um enorme mural mostra a intrigante expressão de belos olhares
Ao mesmo tempo, os cursos permanentes de Ioga e Dança de Salão voltaram a ter aulas presenciais no Centro Cultural Usiminas. Para mais informações, acesse www.institutousiminas.com.

Os teatros do Centro Cultural Usiminas e Zélia Olguin permanecem fechados para espetáculos com a presença de público, uma vez que Ipatinga continua na “onda amarela” do plano Minas Consciente.

Seguindo as determinações do plano, as atrações do Instituto Usiminas serão retomadas gradativamente, cumprindo os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, incluindo a limitação de pessoas nos espaços.

SERVIÇO:
Exposição ‘Olha Pra Mim’
Thiago Santos (PE)
Galeria Hideo Kobayashi, Centro Cultural Usiminas, Ipatinga
Até 31 de janeiro de 2021
Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 19h
Aos sábados, das 13h às 19h - Entrada gratuita
Informações e agendamentos: (31) 3824-3731
As ações do Instituto Usiminas são patrocinadas pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rafael

16 de novembro, 2020 | 05:58

“Você "porta" sua feiúra com vc, e a leva só pra algum lugar específico, quando tá vontade? Ou seu braço, por exemplo? Tipo, hoje vou portar meu portar meu braço, amanhã vou deixar minha perna amputada em casa, e hoje vou por minha deficiência intelectual comigo até o supercombo?”

Envie seu Comentário