15 de novembro, de 2020 | 08:00

Faça seu voto valer. Vote consciente!

Flaviano Gaggiato *

Neste domingo milhares de eleitores decidirão o futuro das quatro cidades que compõe a Região Metropolitana do Vale do Aço: Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo. Um dia importante e decisivo para os destinos dessas cidades e de suas populações nos próximos quatro anos. A Agenda de Convergência do Vale do Aço (ACVA) uma estratégia de mobilização, integração e organização de entidades representativas da sociedade, com o objetivo de identificar, priorizar, propor e realizar mudanças que promovam o desenvolvimento socioeconômico regional, lançou recentemente a Campanha “Faça seu voto valer. Vote Consciente”, com o intuito de estimular os eleitores a votar e de forma consciente nas eleições municipais elegendo candidatos capacitados e compromissados com as prioridades da região.

A iniciativa evidencia, assim como a ACVA, sua crença na força da ação coletiva, apoiando a participação da sociedade e compreendendo que parte de seu objetivo estará alcançado quando o sentimento de pertencimento, pelo partilhamento das crenças em objetivos comuns, prevalecer entre os participantes e dar a eles o protagonismo na construção do desenvolvimento.

Acreditamos que se prevalecer nos prefeitos eleitos uma visão regional, além do foco municipal, a região metropolitana do Vale do Aço teria muito mais força e representatividade nas esferas estadual e federal. Podendo com isso, trazer investimentos importantes alavancando o desenvolvimento regional e a criação de emprego e renda.
Possuindo uma perspectiva de longo prazo, as ações da ACVA transcenderão mandatos das entidades, dos governos municipais, estaduais e federal, sendo uma base estratégica para futuros líderes públicos e empresariais do Vale do Aço.

Construída em consenso entre 59 entidades membro, a ACVA prioriza seis eixos estruturadores: Infraestrutura, Educação, Saúde, Segurança, Competitividade e Sustentabilidade.

Nesses eixos temos projetos prioritários para fazermos do Vale do Aço um lugar melhor para se viver e produzir e precisamos de prefeitos e vereadores alinhados a esses anseios da sociedade. Projetos esses, na nossa visão, já comporiam uma grande parte de um plano de governo.

Infraestrutura: Duplicação da BR-381, Pavimentação da LMG-760, Reforma e ampliação do aeroporto regional, otimização da estrutura ferroviária e a implantação de um terminal de contêiner, Implantação do PDDI no Vale do Aço.

Educação: Desenvolvimento da Cultura Empreendedora, Fortalecimento da Formação Docente e Educação no Vale do Aço.

Saúde: Implantação do SAMU Regional, da Rede de Urgência e Emergência e Unidade do Hemominas no Vale do Aço.

Segurança: Construção do Centro Socioeducativo, Aumento do efetivo da Polícia Militar, Implantação da Delegacia da Polícia Federal, Construção da sede do 58º da Polícia em Cel. Fabriciano e Centro de Treinamento do CBMMG em Timóteo.

Competitividade: Fortalecer o Setor Metalomecânico do Vale do Aço, o Comércio, Serviço e Turismo; Integrar a região ao mercado global, posicionando como referência setorial e uma Política de atração e desenvolvimento de empresas de base tecnológica.

Sustentabilidade: Fortalecer a representatividade do Vale do Aço no Cenário Nacional; Recuperação e preservação dos recursos hídricos e Desenvolvimento do Parque Estadual do Rio doce (Perd) como um atrativo turístico.

Acreditamos na união da indústria, sociedade e líderes políticos na missão de produzir bens e serviços e gerar empregos de qualidade. Essa crença nos move e inspira. Que possamos neste dia 15 de novembro, eleger prefeitos e vereadores que nos representem e que possam trabalhar unidos em harmonia e sintonia. Os municípios ganham, a sociedade agradece e o Vale do Aço desenvolve.

* Coordenador da Agenda de Convergência do Vale do Aço e Presidente da Fiemg Regional Vale do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

15 de novembro, 2020 | 15:12

“Um Estado que cobra muito imposto e retorna poucos benefícios assistenciais pro cidadão.”

Envie seu Comentário