EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

07 de novembro, de 2020 | 10:00

E-Título utilizará geolocalização do celular para justificar falta em votação

Tiago Araújo
Outros benefícios oferecidos pelo e-Título são a consulta sobre o local de votação e de justificativa e consulta de débitosOutros benefícios oferecidos pelo e-Título são a consulta sobre o local de votação e de justificativa e consulta de débitos

No próximo dia 15, data em que ocorre o primeiro turno das Eleições Municipais 2020, o eleitor que não estiver na sua zona eleitoral poderá justificar sua ausência por meio do aplicativo e-Título. Essa é uma das novidades da atualização do app feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, o aplicativo utilizará a geolocalização do celular para identificar se o eleitor se encontra fora de sua zona eleitoral e permitir o envio do requerimento. Essa funcionalidade estará disponível somente no dia da eleição, das 7h às 17h.

Conforme o TSE, outras melhorias também foram feitas com o objetivo de otimizar os serviços ao eleitor. Quem já realizou o cadastramento biométrico e tem a foto no documento digital poderá utilizar o aplicativo como documento oficial de identificação no dia das eleições.

Outros benefícios oferecidos pelo e-Título são a consulta sobre o local de votação e de justificativa e consulta de débitos. Por meio do app, também é possível emitir a guia de pagamento dos débitos com a Justiça Eleitoral e se inscrever como mesário voluntário.

Perguntas

Também foram feitas mudanças visando oferecer maior proteção aos dados do usuário. Agora, para ter acesso ao documento digital, o eleitor deve responder uma série de perguntas. Apenas quem responder as perguntas corretamente poderá usar as funcionalidades do aplicativo.

Acesso

No primeiro acesso, basta que o usuário informe o número do CPF ou do título eleitoral. O novo aplicativo também passou a exigir o cadastro de uma senha de acesso, que pode ser substituída pela validação biométrica quando essa funcionalidade estiver disponível no aparelho utilizado. Essa senha será exigida sempre no acesso ao aplicativo quando o intervalo entre os acessos for superior a 15 segundos.

Balanço

Mais de três milhões de eleitores já fizeram o download da nova versão do e-Título, e cerca de 60 mil têm acessado o app diariamente. Ele pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store. Um levantamento feito pelo Diário do Aço aponta que em Ipatinga há 174.327 eleitores; 80.313 em Coronel Fabriciano; 58.880 em Timóteo; e 22.377 em Santana do Paraíso.

Antecedência

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor baixe o aplicativo com a maior antecedência possível ao dia das Eleições Municipais. Dessa forma, ele estará mais seguro e apto para utilizá-lo no dia da votação. Além disso, é válido ressaltar que o aplicativo envia notificações para os usuários com informações importantes sobre diferentes aspectos do processo eleitoral, principalmente orientações de segurança sanitária, ajudando o eleitor a se preparar para a votação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigofrancisco

29 de novembro, 2020 | 07:14

“Estou tentando justificar meu voto mas não conseguem localiza meu endereço, dizendo que meu sistema está desatualizado.”

Viviani

15 de novembro, 2020 | 15:43

“? mais essa geolocalização não está funcionando,estou desde 8:00da manhã de não consegui justificar,de que estou com problema com a internet, mas todos os outros aplicativos funcionam.”

Leoncio Simoes

08 de novembro, 2020 | 05:10

“Viva a democracia voce e obrigado a votar,mesmo nao encontrando cadidatos honestos,i ainda tem que justificar.
Viva a democracia.”

Envie seu Comentário