31 de outubro, de 2020 | 00:02

Novo voo com brasileiros que estavam presos por imigração ilegal nos EUA chega a Minas Gerais

Divulgação PF
Ontem chegou ao aeroporto em Confins, o 21º voo trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos Ontem chegou ao aeroporto em Confins, o 21º voo trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos

Um grupo de cerca de 50 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte nessa sexta-feira (30). Foi o 21º voo desse tipo a chegar ao estado em um período de doze meses.

A administradora BH Airport estima que mais de mil pessoas chegaram ao terminal desde outubro de 2019, deportadas pelo governo dos EUA. Antes do voo dessa sexta-feira, o último tinha chegado em 25 de setembro.

No começo dos voos, a Polícia Federal divulgou nota, segundo a qual, “os voos têm como destino a capital mineira por ser o estado com o maior número de deportados”. Na nota, a PF informou que cabe à corporação “realizar os procedimentos de controle migratório, uma de suas competências definidas pela Constituição da República”. Por isso a documentação dos brasileiros é conferida no ato do desembarque em Confins.

No fim do ano passado o governo estadunidense retomou uma medida que não era aceita pelo Brasil desde 2006, quando o Itamaraty alterou a política de trato de brasileiros no exterior. Brasileiros que vieram dos EUA em outros voos relataram maus-tratos na prisão. Os relatos vão desde a humilhação até a fome na prisão. As histórias são variadas.

Alguns dos deportados são aqueles que são presos assim que acabam de cruzar a fronteira como México. Outros foram apanhados em outras situações, já nas cidades dos EUA. A estimativa é que, somente em 2019, cerca de 18 mil brasileiros tenham sido presos por imigração ilegal nos Estados Unidos.

Quando são enviados às prisões os imigrantes ilegais têm seus pertences recolhidos e colocados em uma sacola e somente devolvidos quando chegam para o voo de deportação. Telefones celulares são confiscados. Homens, mulheres e crianças, de vários estados do país, desembarcam apenas com a roupa do corpo, documentos e, eventualmente, algum dinheiro que porventura estivesse com eles na hora da prisão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo Cesar

01 de novembro, 2020 | 13:41

“Votou no bolsonaro e depois quiz ir embora ne.tem que voltar mesmo pra pagar pela m..... que fez”

Santos

31 de outubro, 2020 | 18:10

“Tem de deportar mesmo, quem quer ir para o País dos outros que vá legal, ainda mais estes paises que são visados até por terroristas.”

Wagner

31 de outubro, 2020 | 11:04

“Deportar e uma coisa antiga dos estados unidos ou de outros paises isso nao comecou agora.isso nao e novidade.”

Mito

31 de outubro, 2020 | 09:49

“Parceria com os EUA do Mito. Preocupana não que Só está começando! Brasil acima de todos! Kkkkkkkkkkkkkkk”

Envie seu Comentário