30 de outubro, de 2020 | 15:00

Pesca na Lagoa Silvana fecha para a piracema

Proteção do período de reprodução dos peixes visa coibir a pesca predatória das espécies nativas

A partir de domingo (1) entra em vigor o período da piracema, com o objetivo de assegurar a proteção à reprodução natural das espécies de peixes nativos em fase de procriação.
Divulgação
Fiscalização será intensificada no período da piracemaFiscalização será intensificada no período da piracema


Diante disso, o Clube Náutico Alvorada (CNA) informa que fechará a pesca na área da Lagoa Silvana, com exceções para pesca desembarcada, somente nas passarelas de pescadores e ancoradouros, e somente de espécies não nativas.

A restrição vai até 28 de fevereiro de 2021 e é regulamentada pela portaria Nº 155/2011 do Instituto Estadual de Florestas-IEF.

“O objetivo do fechamento da pesca, devido ao início da piracema, fase de reprodução dos peixes, é combater a pesca predatória de peixes nativos, além de prevenir e reprimir possíveis infrações e crimes ambientais. Respeitar esta época é fundamental para a manutenção do meio ambiente e da vida de nossas espécies nativas”, afirma o gerente Operações do Clube Náutico Alvorada, Wesley Chaves,.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Nesse mesmo período, a Polícia Militar de Meio Ambiente e as rondas internas no CNA vão intensificar a fiscalização, como ocorre todos os anos, visando coibir a pesca predatória. Quem for flagrado pescando contrariando a portaria pode responder por crime ambiental, ter os equipamentos apreendidos e ficará sujeito ao pagamento de multas.

CNA
O Clube Náutico Alvorada - Lagoa Silvana fica situado no município de Caratinga, a 13km do Centro de Ipatinga. O acesso é pela BR-458, sentido Caratinga, KM 133.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Para mais informações, ligue:
Sede Campestre:
(31) 3822-1394
Sede Cariru:
(31) 3618-8049
Celular Sede Campestre:
(31) 9611-1394
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Nilton Cesar Moraes

31 de outubro, 2020 | 20:44

“Tira dúvidas e traíra é um peixe exótico ou não??? tá na lista ou não a tilápia é né??¿?????”

Carlos Penna

31 de outubro, 2020 | 18:49

“Aproveitando o comentário do Ricardo, sobre o Parque do Rio Doce, a prática do Ecoturismo lá vem caindo ano após anos. O local que deveria ser um atrativo turístico está como sempre quiseram alguns administradores: totalmente vazio. Houve uma época em que a população ia em massa para a área do parque. Hoje, mesmo fora das restrições impostas pela pandemia, com uma taxa de entrada de R$ 40, para visitantes de municípios que não sejam do território da UC, sem atividades recreativas, o parque foi esquecido. O restaurante está fechado há anos, o serviço de barcos não funciona e vários outros recursos estão desativados. Quando sai do Vale do Aço em 2008, o parque ainda era bastante frequentado. Voltei no segundo semestre de 2019. Fui passar um feriado lá com os filhos e fiquei assustado com o esvaziamento do nosso PERD. Em tempos áureos do Dr. Mário Izumi, um feriado prolongado e com sol seria o parque um dos destinos mais procurados pela população. A politica de uso do Parque tem que ser revista com urgência.”

Ricardo

31 de outubro, 2020 | 17:47

“Em países desenvolvidos, vejam exemplo nos EUA, parques como Everglades, recebem anualmente 1.000.000 de turistas por ano. Permitindo assim, girar a roda da economia. O que parece, que os administradores de nossos parques, criam mais dificuldades para o eco turismo, do que facilidade. Na visão das corporações fiscalizadoras, o pescador parece ser um marginal. Só repreendem com autoritarismo, porque, nada pode. E para finalizar meu comentário, o pescador esportivo, a grande maioria, querem é a preservação dos peixes. Pois, são eles, que nos trazem alegrias...”

Ricardo

31 de outubro, 2020 | 17:31

“Pegando "carona" no comentário acima; Lagoas como a do bispo, por exemplo; qual a justificativa da pesca ser proibida na mesma. Se lá é infestada de espécimes alóctones, (tucunarés, carás do amazonas, piranhas) espécimes altamente predadoras, onde a fauna ictiológica autóctones, sucumbe à elas. Essa proibição, na verdade, é mais uma desorganização política, um comodismo dos administradores, já que proibir é mais fácil que vigiar. Ou, uma grande falta de conhecimento, das autoridades. E com isso, o turismo, a pesca esportiva, que movimenta uma grande cadeia financeira, sucumbem, às autarquias com seu autoritarismo.”

Pescador Consciente

31 de outubro, 2020 | 04:17

“Se fossemos olhar pela lei, as espécies permitidas para captura na Lagoa Silvana seriam: pacu, surubim cachara, piranha, pacu-cd ou cedezinho, tucunaré, piauçu, tucunaré (espécies alóctones), tambacu (híbrido), tilápia (exótico), não são espécies da bacia do Leste, Portaria 40/2017 IEF/MG.

Na fiscalização, deveriam também observar no que diz respeito a:
"Espécimes acidentalmente pescados devem ser devolvidos com vida à água (pesca e solte). Quando isso for impossível, o limite de coleta da portaria deve ser observado."

Fonte: http://www.ief.mg.gov.br/pesca/restricoes-ambientais-a-pesca-em-minas-gerais”

Envie seu Comentário