29 de outubro, de 2020 | 07:31

Descoberto nas telas

Rede Minas exibe filmes de diretor nascido em pequena cidade mineira

Fabíola Lima/Divulgação/ACS RedeMinas
Nascido em Descoberto, o diretor Bruno Rubim mostra suas origensNascido em Descoberto, o diretor Bruno Rubim mostra suas origens
A pequena cidade de Descoberto, na Zona da Mata mineira, é cenário de filmes. E foi nesse município que nasceu o diretor Bruno Rubim. O cineasta hoje vive no Rio de Janeiro, mas a inspiração e o afeto pelo município continuam, também, nas lentes de sua câmera.

Foi lá que ele registrou curtas que rodaram e foram premiados em festivais no Brasil e no mundo. Nesta sexta-feira (30), a Faixa de Cinema, da Rede Minas, exibirá as obras de ficção do mineiro, “Alforria” e “Lençol de Inverno”, e o documentário sobre o patrimônio imaterial da cidade, “Bloco do Boi”.

Fabíola Lima/Divulgação/ACS RedeMinas
Em Lençol de Inverno, um homem volta para casa para enterrar o paiEm Lençol de Inverno, um homem volta para casa para enterrar o pai
Inspirado em um conto de Mateus Baldi, o curta “Lençol de Inverno” traz a história de um coveiro que deve retornar para a cidade onde cresceu para enterrar o pai. A volta ressuscita fantasmas do passado e exige escolhas. O enredo traz, de maneira sútil, preconceitos e posturas conservadoras que ainda persistem em pequenas cidades.

Toda a trama se passa na zona rural de Descoberto, em um ambiente cercado de montanhas. A população do município participou da produção. Bruno Rubim realizou uma oficina audiovisual no local e trouxe os moradores para completar o elenco e a equipe técnica.

O filme foi exibido na praça da cidade antes de rodar por festivais. A obra recebeu diversos prêmios, como de melhor filme, roteiro e ator na Mostra Sesc de Cinema e menção honrosa no Festival de Cinema Brasileiro – Circuito Penedo.

Zeca Vieira/Divulgação/ACS RedeMinas
Motocicletas ou costura: o dilema de um jovem dividido em dois mundosMotocicletas ou costura: o dilema de um jovem dividido em dois mundos
O filme “Alforria” é outro título inspirado na juventude do cineasta em Descoberto. O diretor explica que a indústria do vestuário é forte na cidade e acaba sendo o destino de muitos da região. Em uma ficção, Rubim retratou essa realidade com o personagem Mateus.

O jovem queria seguir o sonho de trabalhar em uma oficina de motos, mas vive a cobrança para seguir a profissão costurando nas confecções que movimentam a economia do local.

Assim como em “Lençol de Inverno”, o cineasta realizou uma oficina na cidade e incorporou a população na equipe. O filme rodou cerca de 20 festivais nacionais e internacionais e foi premiado no Noia, em Fortaleza, e O Cubo, no Rio de Janeiro.

Fabíola Lima/Divulgação/ACS RedeMinas
“Bloco de Boi”: grupo carnavalesco com negros e pobres antes excluídos“Bloco de Boi”: grupo carnavalesco com negros e pobres antes excluídos
O patrimônio imaterial de Descoberto também é retratado na obra de Bruno Rubim em “Bloco de Boi”. O documentário traz o grupo carnavalesco que surgiu por volta da década de 50, quando negros e pobres eram excluídos das celebrações no clube do município.

O grupo tomou as ruas e criou personagens como o boi, que hoje dá nome ao bloco. Com o passar das décadas, a festa se tornou uma tradição que atrai a comunidade e muitos turistas à cidade.

A Faixa de Cinema com os curtas de Bruno Rubim vai ao ar nesta sexta-feira (30), às 23h30, pela Rede Minas. O público ainda pode conferir os filmes, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

SERVIÇO:
Faixa de Cinema – Filmes de Bruno Rubim
Sexta-feira (30) - 23h30, pela Rede Minas
Curtas “Alforria”, “Lençol de Inverno” e “Bloco do Boi”
COMO SINTONIZAR: - A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário