28 de outubro, de 2020 | 16:55

Bolsonaro recua e revoga revoga decreto que avalia a privatização do SUS

O presidente alegou que a proposta do governo era de que o usuário pudesse 'buscar a rede privada com despesas pagas pela União'

Reprodução
O Brasil possui hoje cerca de 44 mil UBS?s, que são uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde, evitando que as pessoas vão parar em hospitais ou emergênciasO Brasil possui hoje cerca de 44 mil UBS?s, que são uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde, evitando que as pessoas vão parar em hospitais ou emergências

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (28) que revogou o decreto que inclui a política de atenção primária em saúde dentro do escopo de interesse do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), publicado na terça-feira (27). Na prática era uma proposta de privatizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Entretanto, Bolsonaro afirmou hoje que 'nunca houve a ideia de privatização do SUS (Sistema Único de Saúde), mas sim de melhoria da gestão.

A medida, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, gerou reação de especialistas em saúde, que temem uma 'privatização' na área, hoje um dos pilares do atendimento no sistema público. Em uma rede social, o presidente alegou que a proposta do governo era de que o usuário pudesse "buscar a rede privada com despesas pagas pela União".



Entenda o caso

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou um decreto na terça-feira (27) que pede estudos para avaliar a possibilidade de conceder à iniciativa privada as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao longo desta quarta-feira (28), o assunto foi um dos mais comentados nas mídias sociais, com grande parte das pessoas criticando a ação do presidente, que “abriria espaço para a privatização da saúde pública no país”.

O Brasil possui hoje cerca de 44 mil UBS’s, que são uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde, evitando que as pessoas vão parar em hospitais ou emergências.

O decreto, também assinado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, tem a intenção de "encontrar soluções para a quantidade significativa de unidades básicas de saúde inconclusas ou que não estão em operação no país", conforme divulgado pela pasta. O decreto não foi assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O decreto prevê estudos "de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde", o que abriria o caminho para a privatização do SUS, o que foi alvo de crítica de grande parte dos brasileiros nesta quarta-feira.

Após a série de críticas, a Secretaria-Geral da Presidência divulgou nota afirmando que "a medida não representa qualquer decisão prévia, pois os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão".

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Comentário Coerente

30 de outubro, 2020 | 14:52

“Sabe o que eu acho de Bolsonaro ? Tivemos que ter um completo idiota no governo para reconhecermos nossas idiotices e entender o poder de escolhas - Bolsonaro politizou muita gente e despertou a consciência para questões de interesse do coletivo como antes nunca despertado (desde 1968)- como a importância da Constituição de 88 , a vacina, o sus, a Amazônia, os índios, o direito da mulher, homofobia, a real família, a necessidade de um presidente coerente pro Brasil e não um boçal pai de filhos bandidos e aproveitadores, ainda mais num ano pandêmico onde precisávamos de um real líder. Dentre outras coisas... Revelou o caráter de muita gente ! Ô! Dá pra ver pelo discurso de baixo calão de seus adoradores em transe.
Um homem de fala chula, vocabulário escasso repleto de ódio e contradição. A cara do Brasil que ainda desperta da ilusão do ego. A cara do Brasil que idolatra político e que espera sempre por um salvador assim como espera por Jesus. Bolsonaro trazendo a cura pela dor.
Se quero ele Fora? Claro!
Mas acho que Brasil tem o presidente que merece. A cara do povo que joga a responsabilidade no outro sem assumir suas próprias responsabilidades. Típico do discurso do bolsominion que não tem fala coerente e acusa de forma fervorosa os antigos responsáveis pela administração do país , como se fossem mesmo os salvadores da pátria, mas que até agora não vimos nada além de arrogância e prepotência. Isso pra mim é gente medíocre!
Precisamos acordar para um montão de coisa feia que somente um completo idiota pode revelar para termos vergonha e acordamos para o que de fato é necessário para sermos uma nação potência , berço do Mundo e da Nova Terra. Ainda estamos em cura e o chorume fede.
Enquanto as sombras estão sendo expostas, nos cabe ser resistência à tanta insanidade - do político e de seus eleitores.

Precisamos de amor e consciência !

Quero Bolsonaro Fora assim como quero que toda essa consciência corrupta, patriarcal e egoica esteja fora. Mas o que mais desejo mesmo é que o Messias se ilumine!
Quem está desperto sabe que não adianta mandar ?à merda? quem está na ignorância, isso só piora! Eu desejo profundamente que Bolsonaro se ilumine !
E mesmo vivendo esse gatilho de despertar por meio do colapso, ainda teremos aqueles que irão lutar para nada disso acabar. A esses não resta nada a fazer a não ser deixar que a natureza cumpra o seu propósito de vida morte vida. Assim falei com muito amor.

Anieli Talon”

Patriota Sem Partido

29 de outubro, 2020 | 14:05

“Comparar prestação de serviços do UAI com saúde é brincadeira. A Polícia Civil de MG é uma das mais éticas e honradas do Brasil e não é culpada pela falta de funcionários/servidores para atender às pessoas.”

Carla Gomes

29 de outubro, 2020 | 05:54

“Muitos mineiros sabem o resultado da gestão privada em serviços públicos. Veja a diferença quando for fazer uma carteira de identidade numa Delegacia de Polícia e numa unidade do UAI. Mesmo que não tiver necessidade de tirar uma carteira, faça uma experiência para avaliar o nível do atendimento numa repartição de Delegacia Policial e numa Unidade de Atendimento Integrada (UAI), que tem gestão privada e funciona em regime de PPP em Minas Gerais. É só o que digo.”

Dircinha Socorro

28 de outubro, 2020 | 21:40

“Povo acreditou muito neste destruidor do país.
E por isso que o Brasil nunca vai pra frente so corrupção desvio de dinheiro e os trabalhadores que se dane”

Gildázio Garcia Vitor

28 de outubro, 2020 | 18:17

“Parece que o governo acredita no "vai que cola"; ou assina esses decretos e MPs só para desviar a atenção da população dos problemas e desvios de conduta de algum Ministro.”

Envie seu Comentário