27 de outubro, de 2020 | 14:43
FSFX faz balanço positivo do primeiro mês de gestão do Hospital e Maternidade Vital Brazil
Elvira Nascimento
Nos primeiros 30 dias de atuação foram mais de 2.400 atendimentos no Pronto Socorro e Maternidade
Nos primeiros 30 dias de atuação foram mais de 2.400 atendimentos no Pronto Socorro e Maternidade
Desde que assumiu, por meio de um contrato emergencial, em 11 de setembro, a gestão do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) de Timóteo, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) informa que tem trabalhado para garantir padrões de segurança e de qualidade, com precisão, aporte tecnológico e humanização no cuidado para os pacientes da unidade. Nos primeiros 30 dias de atuação foram mais de 2.400 atendimentos no Pronto Socorro e Maternidade, e com 279 altas hospitalares até o momento, destas, 81% de pacientes SUS.
Com 73 leitos, 45 deles dedicados a atendimento ao SUS, o HMVB atua nas áreas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto; Internação (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia); Maternidade e Apoio ao Diagnóstico e realiza procedimentos de média complexidade. Para isso, conta com uma equipe capacitada, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
Com Pronto Socorro aberto 24 horas, sete dias da semana, o primeiro fim de semana após a FSFX assumir a gestão da unidade foi movimentado. Recebemos um paciente com trauma e choque hemorrágico grave, vítima de ferimento por arma de fogo. Após uma cirurgia de emergência, o paciente ficou sob cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo e, após toda assistência necessária, teve alta hospitalar”, comemora Alessandra Martins, responsável técnica e assistencial da unidade.
A FSFX destaca ainda que manteve a regulação SUS fácil com referência para casos de urgência de pacientes do município, prosseguiu com atendimentos a pacientes de planos de saúde e continua negociando com outros convênios da saúde suplementar, como forma de ampliar a oportunidade de atendimento a outros beneficiários.
Indicadores positivos
Dentre os resultados e avanços alcançados, destacam-se os números de atendimentos prestados à população: foram mais de 2.400 atendimentos de pacientes recebidos no Pronto Socorro e Maternidade, cerca de 279 altas hospitalares, sendo que 81% destas altas hospitalares referem-se a pacientes SUS, 57 procedimentos cirúrgicos, entre eles, procedimentos de urgência e emergência, sendo 67% dos procedimentos realizados pelo SUS. A FSXF também desta que obteve taxa de nascimento por parto normal em torno de 72%, sendo que 80% dos atendimentos referem-se a pacientes SUS.
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