27 de outubro, de 2020 | 09:00

Candidatos da região recebem parecer sobre pedidos de registro

Bruna Lage
Eleições deste ano estão marcadas para o dia 15 de novembro Eleições deste ano estão marcadas para o dia 15 de novembro

O prazo para que os pedidos de registros de candidaturas fossem avaliados pela Justiça Eleitoral foi encerrado. A data, dia 26 de outubro, está prevista no calendário eleitoral e determina que a avaliação ocorra até 20 dias antes do pleito, marcado para o dia 15 de novembro.

Em Timóteo, onde quatro pessoas se apresentaram como candidatos a prefeito, três receberam aval para a disputa: Douglas Willkys (PSB) e professor Vespa (Rede); Renato Martins (MDB) e José Constantino (PSD); Jenifer Graciele e Robson Araújo, na chapa puro-sangue do PT. Já Gentil Moreira Filho (PRTB) e seu vice Geraldo Magela (PTC) foram indeferidos pela Justiça Eleitoral, em primeira instância.

Em Ipatinga, todas as candidaturas a prefeito foram deferidas. Nardyello Rocha (Cidadania) e Cassinha Carvalho (PL) – deferido com recurso, assim como João Magno (PT) e Sávio Tarso (PV) e também Juliano Nogueira (PTB) e Olimpio Caetano (PTB). Diego Arthur e Bruno Anastácio, ambos do PCB; Gustavo Nunes e Allex Imóveis, do PSL; Jadson Heleno (DEM) e Sebastião Quintão (MDB); Nilson Pereira e Paulo César, do Patriota; Rair Anício e Haroldo Júnior, do PSTU; além de Robinson Ayres e Lucas Portuense, do Psol, tiveram seu pedido de registro deferido, sem intermédio jurídico. A exceção entre os candidatos a vice-prefeito é Quintão, cujo registro foi deferido com recurso.

Dentre os candidatos de Coronel Fabriciano, todos foram avalizados. Dionísio Alves (MDB) e Renato Gregório (PP); Ézio Silva e Eulane Paiva, do Patriota; Marcos Vinicius (PSDB) e Sadi Lucca (PL); Gregório da Retífica (PTB) e Israel Batista (SD); Marcos da Luz e Chico Simões, do PT; Terezinha Elói e Joaquim Xavier, ambos da Rede, estão aptos para a disputa.

Santana do Paraíso tem até o momento cinco candidatos a prefeito, todos com registro deferido. Cláudia Lage (PSD) e Felipe Otávio (PSL); Bruno Morato (Avante) e José Anício (PTB); Edinei Moreira e Masterglei Freitas, da Democracia Cristã; Luzia de Melo (MDB) e Zé Maria (PMN); Anézio Ribeiro e Eri Pimenta (PT) fecham a lista.

Colar

Nas cidades do Colar Metropolitano do Vale do Aço, Ipaba tem dois nomes no site de divulgação de candidaturas. Apenas uma está deferida: Gilberto Pereira, o Juninho da Saúde (PSC) e seu vice, Tuniquinho (PSB). O outro candidato, José Vieira (DEM), estava indeferido com recurso, na tarde desta segunda-feira (26). Ele tem como vice Jadir Rodrigues (PSD).

Dos três candidatos de Belo Oriente, todos tiveram parecer positivo. Hamilton Romulo e Geci, do mesmo PSDB; Humberto Lopes e Edvânia Silva, ambos do Avante; José Junior (SD) e Wanderson de Jesus (PDT) são os nomes que irão para as urnas.

Até o fechamento desta edição, o site de divulgação de candidaturas apontava Antônio Dias da seguinte maneira: Cléber Mata e Eliane Castro, do Avante, aguardavam julgamento. A chapa formada por Benedito Lima, Ditinho (PSD) e Élcio Ataíde (MDB) foi deferida. Já Onofre Carvalho e Ramon Marques (PSL) renunciaram à disputa.

Substituições

Terminou também o prazo para o pedido de substituição de candidatos aos cargos de prefeito e de vereador para as eleições municipais. A Lei das Eleições permite que o partido ou a coligação substitua o candidato que for considerado inelegível, renunciar ou falecer após o termo final do prazo do registro ou, ainda, tiver seu registro indeferido ou cancelado.

A substituição pode ser requerida até 20 dias antes do primeiro turno do pleito, ou seja, no caso das Eleições 2020, no dia 15 de novembro, e deve ser feita em até dez dias após o fato que gerou sua necessidade. A exceção só ocorre em caso de falecimento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário