23 de outubro, de 2020 | 11:50

Beethoven e Orquestra Ouro Preto

Orquestra mineira abre comemorações dos 250 anos de Beethoven neste sábado (24)

Neste sábado (24), às 20h30, a Orquestra Ouro Preto recebe o pianista Cristian Budu, como solista convidado, para celebrar em os 250 anos de nascimento do compositor Beethoven, um dos maiores gênios da música clássica.

O concerto será transmitido ao vivo pelo canal da orquestra no YouTube, direto do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, seguindo todas as orientações de isolamento social e higiene necessárias à preservação da saúde e segurança dos músicos e da equipe de produção.

Íris Zanetti/Divulgação/ACS OOP
O maestro Rodrigo Toffolo rege a Orquestra Ouro PretoO maestro Rodrigo Toffolo rege a Orquestra Ouro Preto
Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o repertório terá duas peças do compositor alemão em um concerto de uma hora. A "Sonata ao Luar" para piano polo é um dos temas mais conhecidos do compositor e foi utilizado em inúmeras obras cinematográficas.

E o Concerto nº 5 para piano e orquestra, conhecido como "Imperador", será apresentado em composição especial. Com a atual crise sanitária, o desafio foi realizar o concerto em condições seguras.

"Buscamos a solução que transforma o concerto em um momento ainda mais especial e seguro, sem a presença de instrumentos de sopros", destaca Toffolo. Em uma orquestração pouco conhecida do público, será apresentada a versão para cordas do compositor alemão Vincenz Lachner publicada em 1881, 70 anos após a estreia desse concerto.

"A abertura do concerto já introduz a mente revolucionária de Beethoven, uma clara ruptura com o modelo tradicional até então. É uma peça sublime, e eu sei que todos que nos assistirão, no Brasil e no mundo, terão essa sensação. É impossível não se curvar diante da genialidade de Beethoven", destaca o regente titular e diretor artístico Rodrigo Toffolo.

Para o pianista convidado, Cristian Budu, que abrirá o concerto com a Sonata ao Luar para piano, "interpretar Beethoven é um desafio, pois ele representa a busca pelo inatingível, a mudança através da superação. Sua música requer mais questionamentos que respostas prontas. Ela vive enquanto vive o ser humano e, por isso, deve ser sempre renovada e aprofundada, para de fato ser vivenciada", ressalta o pianista.

Quem foi:
Ludwig van Beethoven (1770-1827) nasceu em Bonn, Alemanha, e é reconhecido pela genialidade de sua linguagem musical. Tido como como um dos mais influentes compositores da música clássica universal, teve cerca de 200 obras compostas n transição entre o Classicismo e o Romantismo.

"Ele é uma das figuras da história da música e da humanidade que merece ser celebrado sempre. Tocar sua obra é uma chance de venerar o que há de melhor e mais atemporal na produção humana", diz o Maestro Rodrigo Toffolo.

O pianista Cristian Budu figura na lista da revista inglesa Gramophone como um dos "Top 10 Chopin Recordings", um dos expoentes da sua geração. Foi o primeiro brasileiro a ganhar o "Concours International de Piano Clara Haskil", na Suíça, um dos mais importantes da atualidade.

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e reafirma seu vanguardismo. Sob a regência e direção artística de Rodrigo Toffolo, o grupo dedica-se à formação de públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Atua também em projetos sociais e educacionais que vão além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto.

SERVIÇO:
250 anos de Beethoven
Sábado (24) - 20h30
Grande Teatro do Sesc Palladium - Belo Horizonte
Transmissão no Canal da Orquestra Ouro Preto no Youtube
Classificação Livre para todas as idades.
Informações: http://www.orquestraouropreto.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário