20 de outubro, de 2020 | 13:00

Ipatinga estabelece regras para retorno de atividades como cinema e eventos

Município está incluído na Onda Verde; decreto deve ser publicado nas próximas horas desta terça-feira

Divulgação
Coletiva concedida na manhã desta terça-feiraColetiva concedida na manhã desta terça-feira

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha (Cidadania), concedeu entrevista à imprensa regional na manhã desta terça-feira (20), instantes após a reunião do Comitê Gestor de Crise. Na oportunidade, foram definidas as restrições para que atividades como cinemas e eventos sejam retomadas. O chefe do Executivo ipatinguense informou que o município está na Onda Verde desde domingo (18) e que o decreto que prevê o funcionamento dos estabelecimentos e as condições para tal será publicado ainda nesta terça-feira.

O município estabeleceu regras para que a flexibilização ocorra, mas com apenas 50% da capacidade nominal determinada pelo Corpo de Bombeiros, não podendo ultrapassar 500 pessoas por evento/local da atividade. Se em um determinado salão de festas suportar 2 mil pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros, poderá ter no máximo 500 no local, para que seja mantido o protocolo de distanciamento da pandemia.

“Aqueles com número menor também vão funcionar obedecendo essas regras de 50%. Assim também será no cinema, que terá uma cadeira ocupada e a outra não. Os ingressos serão vendidos com esse espaçamento, também nos teatros. Eventos em locais abertos terão protocolos especiais, que já estão prontos. Se tiver um evento num local aberto, será separado em lounges [espaços], que tem no máximo oito pessoas, cada dois lounges com um banheiro, o que irá evitar o contato entre as pessoas, em caso de aglomeração, o que pode ser viável ou não. Compete a quem está realizando o evento definir. Se a pessoa entender que tem viabilidade, realiza o evento, se não, deixa de realizar”, resumiu o prefeito.

Casas de shows

Também poderão funcionar as casas de shows, com a mesma regra dos 50% estabelecido pelo Corpo de Bombeiros, com máximo de 500 pessoas. “Mas lembrando, sempre com uso de máscaras e álcool gel, nada mudou”, alertou Nardyello.

Escolas

Sobre a volta às aulas presenciais, Nardyello Rocha reiterou que o município não discute esse retorno. “Jamais vamos criar aglomerações nas escolas nesse momento. Nem as escolas da rede municipal e tampouco as particulares retornarão nesse momento. Entendemos que não é a hora de retomar o ensino presencial na cidade Ipatinga”, reforçou.

Divulgação
Reunião do comitê gestor foi realizada antes da coletiva de imprensa Reunião do comitê gestor foi realizada antes da coletiva de imprensa


Minas consciente

Dentre as atividades não essenciais incluídas na Onda Verde estão: ensino curricular (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), eventos, cinema, aluguel de objetos pessoais e domésticos, atividades de serviços pessoais e atividades de recreação e lazer.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Fernanda

22 de outubro, 2020 | 08:39

“Ate parece que isso faz diferença, bares, restaurantes tudo lotado e sem uma fiscalização correta, enquanto igrejas, velórios são limitados os horários e quantidade de pessoas, escolas sem previsão de retorno, e a classe trabalhadora que depende de transporte publico até hoje não normalizaram os horários, a prefeitura fala que é a Saritur e vice-versa, enfim um jogando a culpa para outro...”

Wenderson

21 de outubro, 2020 | 07:31

“Bora aproveitar que o corona deu uma pausa para as eleições.”

Hans Muller

20 de outubro, 2020 | 14:27

“Parabens Nardyello!”

Envie seu Comentário