20 de outubro, de 2020 | 07:19

Os desafios do processo de criação de luz

Live do Oficinas Culturais – Trocas Coletivas terá Wladimir Medeiros

O iluminador Wladimir Medeiros é o convidado desta semana do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas. Nesta quarta-feira (21), às 20h, ele vai conversar com Claudinei de Souza, diretor de produção do Oficinas Culturais, e com o iluminador cênico Morrison Deoli, também iluminador cênico, no canal do Oficinas Culturais Ipatinga no Youtube.

Em pauta, o processo de criação de luz para espetáculos e os desafios para executar projetos em espaços apropriados e outras vezes adaptados. Durante o bate-papo, os participantes poderão participar da conversa, enviando as suas perguntas pelo chat. Com mais de 28 anos de atuação no ramo, Wladimir começou a trabalhar como garoto de recados (office-boy) do Sindicato dos Artistas.

Divulgação/ACS OCTV
Wladimir Medeiros trocará figurinhas com Claudinei Souza e Morrison DeoliWladimir Medeiros trocará figurinhas com Claudinei Souza e Morrison Deoli
A seguir, foi convidado a trabalhar primeiro como contrarregra e depois como assistente de iluminação no Teatro Marília, cenário onde aconteceu o seu processo de formação. Depois disso ele trabalhou no teatro da Praça e com companhias de teatro como Sonho e Drama, Trupe Pierrot Lunar e Carlos Gradim.

Wladimir é coordenador e professor do Núcleo Técnico de Artes Cênicas (Nutac), fundado em 2009 para prover a formação e capacitação de técnicos em iluminação, cenário, figurino, cenotécnica e design de iluminação, com aulas teóricas e práticas.

O núcleo atua na capital e no interior do estado, ministrando oficinas gratuitas de técnica de iluminação cênica, contribuindo com a formação de profissionais do setor.

De 1993 a 2011 assinou projetos de luz para várias companhias mineiras, como o Grupo Deu Palla, Cia. Burlantins, Grupo Armatrux, Cia. Sera Quê?, Grupo Pierrot Lunar e Trio Amaranto, entre outros. De 2008 a 2011 foi coordenador de iluminação dos shows do Conexão Vivo.

Com o Grupo Galpão, participou de festivais e turnês no Brasil, Espanha, Chile, Portugal, Venezuela, Holanda e Estados Unidos, com os espetáculos Romeu e Julieta, A Rua da Amargura e Um Molière Imaginário.

Morrison Deoli destaca que Wladimir Medeiros é uma grande referência na área em Minas Gerais, pelo seu trabalho como iluminador e fomentador do ensino da iluminação cênica.

“É oportuno falarmos da situação crítica que os técnicos vivem durante esta pandemia. A maioria vive como free lancers e depende exclusivamente deste trabalho. Assim, muitos profissionais estão migrando para o comércio, indústria e construção civil”, avalia Deoli.

Com realização e direção de produção de Claudinei de Souza, produção de Marilda Lyra e Rodolfo Bello, o Oficinas Culturais – Trocas Coletivas é realizado através da captação de recursos via Lei estadual de Incentivo à Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 98883–3142, 99966–4166 e 98662–4085.

SERVIÇO:
Oficinas Culturais – Trocas Coletivas 20 anos
Live com Wladimir Medeiros, com participação de Morrison Deolli
Tema: “Iluminação Cênica – Processos de Criação e Carreira”
Quarta-feira (21) – 20h
Canal do Oficinas Culturais Ipatinga no Youtube
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário