20 de outubro, de 2020 | 06:59

Pelo direito de envelhecer bem

Fotógrafa do Vale do Aço expõe virtualmente no Memorial Minas Gerais Vale

Será nesta terça-feira (20), no Memorial Minas Gerais Vale, o lançamento da Exposição Virtual com o tema “Pelo direito de envelhecer”, reunindo trabalhos realizados pela fotógrafa ipatinguense Dani Dornelas com as modelos Reny Aparecida Batista, Luzia di Resende, Maria de Fátima Dornelas Moreira e Luiza da Silva Martins.

A exposição é resultado da criação de retratos por mulheres que vivenciam um processo de transformação do envelhecimento e que, a partir de um olhar próprio, relatam experiências, percepções e representações sociais.

Natural do Vale do Aço, a fotógrafa Daniela ‘Dani’ Dornelas tem 32 anos e busca, em uma perspectiva diversa, expressar através da arte as emoções de seus encontros, afetos e experiências.

Dani Dornelas
O etarismo prejudica a qualidade de vida das pessoas, principalmente das mulheresO etarismo prejudica a qualidade de vida das pessoas, principalmente das mulheres
O direito de ser
É neste marco que ela apresenta o projeto “Pelo direito de envelhecer”, com um ensaio fotográfico que busca evidenciar o etarismo, conceito referente à discriminação etária que marginaliza e prejudica a qualidade de vida das pessoas, principalmente das mulheres.

Com a apresentação de retratos de mulheres e seus relatos particulares, o projeto aborda o direito de envelhecer, considerando fatores fortemente conectados com a questão de gênero, os padrões de beleza e as determinações sociais sexistas.

Em uma direção audiovisual, o projeto contribui com o debate sobre padrões de beleza, sobrecarga do trabalho de cuidados, comportamentos pré-estabelecidos como socialmente aceitáveis em relação à velhice e ao feminino.

O trabalho destaca que o processo de envelhecimento do corpo é peculiar à individualidade de cada sujeito, entretanto, as experiências subjetivas são marcadas pelos fatores determinados pelo contexto cultural, social, político e econômico.

Os sinais do tempo
Ao serem fotografadas de forma natural, abrindo mão da utilização de quaisquer recursos de edição de imagem, as mulheres que participaram do projeto expressam seus objetos de interesse, os traumas e autoconfiança, proclamando um manifesto de liberdade pelo direito de envelhecer em paz.

Dani Dornelas
Os registros são um manifesto de liberdade pelo direito de envelhecer em pazOs registros são um manifesto de liberdade pelo direito de envelhecer em paz
O registro fotográfico e audiovisual do trabalho evidencia a beleza de corpos que trazem marcas da expectativa do controle social, do trabalho de cuidados, revelando ser social e sexualidade no atravessamento do processo do envelhecimento feminino.

Memorial Vale
Aberto em 2010, o prédio que abriga o Memorial Vale era a sede da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais. A edificação histórica datada de 1897 é o local onde foi lançada a pedra fundamental de Belo Horizonte.

A construção é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG. Criado e mantido pela Vale por meio de sua fundação, o Memorial integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Caracterizado um Museu de Experiência, o Memorial Minas Gerais Vale traz a alma e as tradições mineiras contadas de forma original e interativa, onde cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes a navegarem do século XVIII ao século XXI.

Longe de dar visibilidade apenas a um recorte histórico, o Memorial une presente e passado, abrindo canais de aproximação do público com as questões que atravessam o nosso tempo.

A Exposição Virtual “Pelo direito de envelhecer”, de Dani Dornelas, pode ser visitada no endereço http://memorialvale.com.br/agenda-cultural/.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário