17 de outubro, de 2020 | 19:04

Cem milagres e as notas de Bach

A história da pianista tcheca que sobreviveu a três campos de concentração

A jornalista e ex-correspondente de guerra Wendy Holden acaba de lançar o livro Cem milagres, um testemunho poderoso dos horrores do holocausto e um testamento para as próximas gerações sobre a importância de dar voz a todos aqueles que sofreram nas mãos de governos totalitários.

Autora de mais de uma centena de livros, como Os bebês de Auschwitz, Holden escreve nesta obra a história da pianista e cravista Zuzana Ruzicková, contada pela própria musicista pouco antes de sua morte, em 2017.

Nascida em 1927 na antiga Tchecoslováquia, Zuzana Ruzicková cresceu sonhando com duas coisas: o piano e seu compositor favorito, Johann Sebastian Bach. Mas sua infância tranquila e repleta de música foi destruída quando, em 1939, os nazistas invadiram seu país.

Arrancada de sua casa, ela foi enviada para os campos de concentração de Auschwitz e Neuengamme, perto de Hamburgo, e para Bergen-Belsen. Faminta e com ferimentos nas mãos que punham em risco seu futuro como pianista, Zuzana sofreu uma série de perdas devastadoras.

Entre cada transferência de um inferno para o próximo, um pedaço de papel com a partitura de sua sinfonia preferida de Bach se tornou uma espécie de talismã.

Munida desta pequena prova de que a beleza ainda pode existir mesmo nos ambientes mais hostis e de sua inesgotável coragem, Zuzana conseguiu sobreviver a uma das maiores atrocidades da história da humanidade e se manteve de pé diante da brutalidade do governo opressor da Tchecoslováquia durante o pós-guerra.

Graças a seu talento e dedicação e incentivada pelo amor do marido, o compositor Viktor Kalabis, Zuzana se tornou uma das musicistas mais premiadas do século XX e a primeira pianista a gravar as obras completas de Bach.
Divulgação
A capa do livro onde Holden registou a história de Zuzana RužickováA capa do livro onde Holden registou a história de Zuzana Ružicková

Sobre as autoras:

- Zuzana Ruzicková foi uma famosa pianista tcheca e sobrevivente de três campos de concentração nazistas. Gravou mais de 100 álbuns, apresentou-se no mundo todo com grande sucesso e se tornou uma influente professora na Academia de Artes de Praga, capital da Tchecoslováquia. Zuzana morreu em 2017, aos noventa anos de idade.

- Wendy Holden é autora de mais de cem títulos publicados, muitos deles sobre a vida de mulheres notáveis. Jornalista e ex-correspondente de guerra, é autora de Os bebês de Auschwitz, sobre três mães e seus bebês que sobreviveram ao holocausto, e Minha aventura contra o Alzheimer, em parceria com Chris Graham, publicados pela Globo Livros. Wendy mora em Suffolk, na Inglaterra.

FICHA TÉCNICA:
Cem milagres
Zuzana Ruzicková com Wendy Holden
352 Páginas: - R$ 49,90
Editora Globo Livros
ISBN: 9786586047196
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário