Expo Usipa 2024 02 - 728x90

17 de outubro, de 2020 | 09:00

Previsão é de chuva no Vale do Aço para sábado e domingo

Tiago Araújo
Em Ipatinga, a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos para sábado é de temperatura mínima de 21 graus Em Ipatinga, a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos para sábado é de temperatura mínima de 21 graus

A chuva que já vem caindo ao longo dessa semana no Vale do Aço deverá continuar nos próximos dias. Com isso, para sábado (17) e domingo (18) a previsão é de chuva na região, que também deverá registrar temperaturas mais amenas. A previsão é do meteorologista Ruibran dos Reis.

O especialista explica que uma frente fria chegou ao litoral do Estado do Rio de Janeiro na quinta-feira (15) e avança pelo interior de Minas Gerais. “Isso traz muita nebulosidade na Zona da Mata e no Vale do Aço, contribuído para a ocorrência de chuvas para os próximos dias”, afirmou.

No município de Ipatinga, a previsão do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) para sábado é de temperatura mínima de 21 graus e máxima de 24º, sendo que o domingo deverá registrar temperatura mínima de 19 graus e máxima de 23º.

Defesa Civil

Além das altas temperaturas, a temporada primavera/verão também traz para Minas Gerais o que meteorologistas chamam de eventos climáticos severos: tempestades com potencial de alagamentos, rajadas de vento, raios e chuvas de granizo. "Historicamente, o período compreendido entre os meses de outubro e março é propenso à ocorrência de tempestades severas, temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial", alertou o superintendente de gestão de desastres da Defesa Civil de Minas Gerais, major Carlos Eduardo Lopes.

Regiões

Segundo a Plataforma de Registro de Eventos de Tempo Severo (Prets), que monitora os eventos climáticos em todo o país desde 2018, em Minas Gerais, as regiões Sul, Metropolitana, Triângulo Mineiro, Oeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata são as que registram mais tempestades e chuva de granizo. "A Prets já armazenou mais de 300 relatos de granizo em território mineiro do início das atividades de monitoramento, em 2018, até aqui. Ainda em relação à queda de granizo, uma das mais significativas ocorreu em São Tomás Aquino, região Sul, com tempestade severa que gerou pedras de 6 cm de diâmetro, em 4 de fevereiro deste ano".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário