EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

16 de outubro, de 2020 | 13:00

Ficha limpa, Dario Saadi quer ser prefeito

Dario Saadi está em um comício em Campinas. De repente, um homem que acompanha a caminhada passa mal. Ele parece estar convulsionando. Dario abandona tudo o que está fazendo para prestar os primeiros socorros, chama a ambulância do SAMU e encaminha o sujeito para o hospital. “Médico é médico 24 horas”, diz Dario. Essa é a filosofia que ele também pretende levar para a prefeitura de Campinas.

“O prefeito também tem que estar pronto a qualquer momento, é trabalho que não pode parar”, afirma Dario Saadi. Ele se define como um workaholic, a pessoa que trabalha muito.
Divulgação
Dario Saadi, médico e gestor público, ele já fez muito por Campinas e quer fazer maisDario Saadi, médico e gestor público, ele já fez muito por Campinas e quer fazer mais


Na disputa pela prefeitura de Campinas, ele é o único entre os três candidatos que lideram a disputa que nunca dependeu da política para viver. Médico urologista, foi presidente do Mario Gatti e vereador por quatro mandatos. Caso raro na política: passou imune a escândalos, manteve sempre a retidão e a ficha limpa.

Cuidar de gente



“Mas nunca deixei de atender meus pacientes”, diz Dario Saadi. Mesmo trabalhando na Câmara dos Vereadores por 18 anos e depois como secretário de Esportes e Lazer de Campinas, conciliou as atividades políticas com os atendimentos. O careca, como ele mesmo se chama, gosta mesmo de trabalhar.

Dario Saadi afirma que foi a medicina e a vontade de cuidar das pessoas que o levaram para a política. “Quando assumi a presidência do Mario Gatti, vi que com boa gestão e planejamento, podia ajudar ainda mais gente do que só como médico do SUS”, explica o candidato. Saadi virou presidente da maior unidade hospitalar de Campinas em 1993 e lá ficou por dois anos.

A epidemia do vírus da Aids que assolava o mundo



Uma de suas primeiras empreitadas no hospital foi enfrentar a epidemia do vírus da Aids que assolava o mundo. No começo daquela década, a doença havia se disseminado e não havia tratamento. O medo do contágio e o preconceito fazia com que os portadores do vírus fossem tratados como párias até mesmo entre profissionais de saúde. Era um problema de escala global, como é hoje o coronavírus.

Dentro desse contexto, Dario Saadi enfrentou algumas de resistências e transformou o hospital em unidade de referência no tratamento à síndrome da imunodeficiência adquirida. A esperança surgiu para muitos que não tinham condições de se tratar em hospitais particulares. Era tudo gratuito. “A saúde pública mostra sua força justamente nessas horas em que as pessoas mais precisam e é isso que quero levar para Campinas como prefeito, uma saúde que esteja pronta pra cuidar de quem mais precisa”, afirma o candidato a prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário