16 de outubro, de 2020 | 08:00

Cruzeiro precisa vencer o Juventude para sair da zona de rebaixamento

Gustavo Aleixo
O ex-zagueiro Célio Lúcio vai comandar o time na partida desta noiteO ex-zagueiro Célio Lúcio vai comandar o time na partida desta noite

Com apenas 12 pontos somados em 15 rodadas, o Cruzeiro amarga a zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro. Para sair dessa situação, a Raposa precisa urgentemente embalar uma sequência de vitórias na competição. O desafio agora será contra o Juventude, no Mineirão, às 21h30 desta sexta-feira (16). A equipe será comandada pelo auxiliar técnico Célio Lúcio, ex-zagueiro celeste.

Mesmo com o anúncio de Luiz Felipe Scolari, o Felipão, como treinador, quem deverá acompanhar a partida será mesmo Célio Lúcio. Isso porque Felipão deve desembarcar em Belo Horizonte somente no domingo (18). Com isso, a estreia de Felipão no comando da Raposa irá ocorrer na 17ª rodada, em partida contra o Operário.

Em entrevistas aos canais oficiais do Cruzeiro, Célio Lúcio disse que duelo contra o Juventude será um divisor de águas. “O jogo mais importante da minha vida é sexta-feira, contra o Juventude. Nesse período em que estivemos aqui, trabalhamos muito a parte psicológica dos atletas. Tomara a Deus que a gente coloque em prática tudo que foi feito aqui durante a semana”, declarou. “É um momento difícil do clube, mas, como costumo dizer, o futebol é muito rápido, e a gente tem de estar preparado para todas as situações. É um jogo muito difícil contra uma equipe bem montada e de um grande treinador, mas temos potencial para conseguir um resultado positivo”, concluiu o técnico interino.

Para esta partida, o Cruzeiro terá o desfalque do volante Henrique, que precisará ser submetido à cirurgia após lesão no menisco lateral do joelho direito.

Chances de subir

No fim da temporada 2019, quando o Cruzeiro caiu pela primeira vez à Série B, o discurso dos mandatários celestes, dos jogadores e da torcida sempre foi a volta à elite do futebol. Porém, com a perda de seis pontos no início da Série B e com a sequência de jogos ruins e maus resultados, o sonho de voltar à Série A parece ficar cada dia mais distante.

Conforme levantamento do GE, nenhum time que chegou à 15ª rodada com 12 pontos conseguiu, no fim do certame, estar entre os quatro classificados à primeira divisão desde que a Série B começou a ser disputada por 20 equipes, em 2006. A pontuação mínima nessa altura do campeonato para garantir o acesso seria 19, o que já ocorreu com outros times na história da competição.

Embora a pontuação atual não dê esperanças de acesso, façanha que seria inédita neste formato da Série B, ela permite que o time se mantenha na segunda divisão, algo que, na atual situação celeste, pode ser tornar o novo objetivo.

Conforme o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade de o Cruzeiro subir para a primeira divisão é de 1,1%; já a chance de queda para a Série C é de 53,6%.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário