13 de outubro, de 2020 | 11:06

Arte erótica japonesa em livro

Obra de Gal Oppido tem ilustrações do artista e poemas de Celina Ishikawa

A partir de um pequeno livro que ganhou, um dicionário japonês-português-japonês, o fotógrafo ensaísta Gal Oppido criou uma obra inédita ligada a um projeto que toca há anos, o Shunga, Serenos e Ofegantes, sobre imagens das xilogravuras eróticas do Japão impressas entre os séculos XVII e XIX.

Divulgação/ACS Lume Editora
O arquiteto e fotógrafo Gal Oppido, considerado referência em seu setorO arquiteto e fotógrafo Gal Oppido, considerado referência em seu setor
A experiência resultou na publicação Pequeno Dicionário Erótico Ilustrado Japonês Português Japonês, livro produzido pelo artista entre março e junho deste ano, com lançamento da Galeria Lume.

"Dicionários interlínguas são manuais de convivências latentes, quase sempre ritos de entendimentos entre humanos deslocados de seus lugares, um instrumento vital para o imigrante diametralmente distante. O dicionário pulsava perto de mim como um amuleto de conexão com a cultura japonesa.

Mergulhado há anos nas xilogravuras eróticas japonesas, vi naquele volume a alegoria de uma pororoca cultural entre o Japão oceânico e o Brasil pluvial", reflete Gal Oppido no texto de abertura do livro.

As páginas duplas do dicionário tornaram-se múltiplas. Uma peça gráfica à maneira japonesa, com páginas soltas, tal qual cartões de uma coleção.

O artista fez do pequeno livro a origem de diversos motivos para desenhos. Elegeu palavras-estopim associadas ao Shunga e, a partir disto, criou as ilustrações nas folhas. O desenho começa na palavra inicial e vai se complementando com palavras do entorno.

Divulgação/ACS Lume Editora
A escritora e poetisa Celina Ishikawa vem de uma família de imigrantesA escritora e poetisa Celina Ishikawa vem de uma família de imigrantes
A convite de Gal Oppido, a poetisa sansei Celina Ishikawa criou pequenos versos, semelhantes aos haikais, associados às temáticas das ilustrações.

O dicionário dado a Oppido pertenceu à artista plástica e pintora abstrata Sachiko Koshikoku, e a seu marido Michio Osawa, fotógrafo que documentou a família imperial japonesa no Brasil. Com o falecimento do casal, o pequeno livro foi dado ao artista como forma de redestinar os pertences-lápides.

Gal Oppido
Paulistano de 1952, Gal Oppido é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, fotógrafo desde meados da década de 1970, músico e desenhista. Foi fotógrafo do Teatro Municipal e do Balé da Cidade de São Paulo, e colaborador da Vogue Brasil.

Expõe desde 1981, e desde 2001 integra publicações como Brasilianische Fotografie 1946 - 1998, Labirintos e Identidades e Canto a La Realidad. Em 2016 recebeu o prêmio de melhor exposição da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) pela individual Sentidos da Pele, realizada na Galeria Lume.

Celina Ishikawa
Paulistana, bisneta e neta de imigrantes japoneses que vieram trabalhar nas lavouras de café como parte de acordo entre Brasil e Japão, é formada em Física pela Universidade Mackenzie com MBA pela FIA/ USP.

Divulgação/ACS Lume Editora
A capa do Pequeno Dicionário Erótico Ilustrado Japonês Português JaponêsA capa do Pequeno Dicionário Erótico Ilustrado Japonês Português Japonês
Dedicou-se à carreira de escritora de Dramaturgia, Prosa Curta e Poesia a partir de 2008. Teve a peça teatral curta ‘Espectro’ montada em 2018 e publicou o livro de poemas ‘Surto Bruto Silencioso’, em 2019, pela Editora Patuá.

FICHA TÉCNICA:
Pequeno Dicionário Erótico Ilustrado Japonês Português Japonês
Ilustrações de Gal Oppido
Poemas de Celina Ishikawa
28 páginas – R$ 100
http://www.galerialume.com
Informações: (11) 4883-0351 | [email protected]
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário