13 de outubro, de 2020 | 10:58

Brasil CineMundi no Cine BH

O evento de mercado do cinema brasileiro vai acontecer em ambiente digital

O Brasil CineMundi – 11º Encontro Internacional de Coprodução, estará na programação da 14ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte – de 29 de outubro a 2 de novembro -, e selecionou 23 projetos para participarem do evento de mercado do cinema brasileiro.

As atividades serão em plataforma virtual, respeitando o isolamento social durante a pandemia de Covid-19. A seleção foi feita pelos produtores Paulo de Carvalho (Alemanha), Gudula Meizolt (Alemanha) e Séverine Roinssard (França), o crítico Pedro Butcher (Brasil) e a equipe da Universo Produção, que organiza o evento.

Divulgação/Universo Produção
Os filmes vieram de Alagoas (1), Bahia (1), Espírito Santo (2), Goiás (1), Mato Grosso (1), Minas Gerais (6), Pernambuco (3), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (2) e São Paulo (4).

Para o produtor Paulo de Carvalho, uma nova categorização foi necessária diante da atual circunstância mundial, unindo gêneros, formatos e estilos em estágios distintos. A categoria de projeto finalizado, em especial, foi criada pensando nas dificuldades de conseguir espaços de exibição desde que festivais e salas fecharam, ainda em março.

“Percebemos que a indefinição durante a pandemia criou insegurança. Daí o criar assessorias com profissionais de festivais e de vendas mundiais que orientassem realizadores sobre onde e como ir com seus filmes prontos”, diz Paulo.

A comissão se surpreendeu com o número de títulos inscritos na categoria finalização: foram 36 trabalhos, e seis selecionados. “Traremos distribuidores de cinema e representantes de TV e streaming do Brasil para ver esses filmes, para inseri-los também aqui no país”.

Na categoria desenvolvimento foram 168 inscritos. “Isso mostra que existe muita criatividade, projetos e vontade, mesmo numa situação difícil como a atual”, destaca Paulo de Carvalho. Ao todo, foram 216 projetos inscritos para o 11º Brasil CineMundi.

Na categoria produção, sete projetos de edições anteriores do Brasil CineMundi retornam para consultorias com tutores especializados, com foco em auxiliar em ações estratégicas para a continuidade e êxito na produção do filme.

Divulgação/Universo Produção
O Brasil CineMundi, no ambiente digital, vai manter os mesmos propósitos, prevendo debates, aulas, oficinas, exibição de filmes para o público, consultorias e encontros para os projetos.

Como não haverá encontros presenciais, o programa vai intensificar a relação entre consultorias e projetos, com os convidados lidando com propostas específicas no evento. A comissão recebeu este ano 50% a mais de inscrições em relação a 2019.

Para Paulo de Carvalho, isso é outro sintoma de que produtores e cineastas não paralisaram suas ideias, apesar das dificuldades. A tendência foi similar à dos últimos anos, com abordagens de assuntos ligados à herança africana, à identidade LGBTI+ e a pontos de vistas íntimos e pessoais.

Em termos de parceria, o Brasil CineMundi celebra o interesse de diversos fundos e eventos mundiais de coprodução. “O CineMundi é reconhecido como um ambiente agradável e positivo para os participantes, então esperamos manter essa consistência mesmo em realização on-line”, conclui Paulo.

A CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional, é instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual, com exibições de filmes nacionais e internacionais, pré-estreias e mostras retrospectivas, programa de formação com oficinas e laboratórios.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário