11 de outubro, de 2020 | 07:14

Música e dança para assistir de casa

Digital Dellarte oferece apresentações virtuais gratuitas de outubro a dezembro

Um formato de entretenimento que vai levar novas descobertas ao público que está em casa! Foi assim que a produtora cultural Dellarte, que há 28 anos atua no mercado de grandes eventos de arte e cultura, construiu o projeto Digital Dellarte. Serão sete espetáculos online gratuitos entre outubro e dezembro, com algumas atrações inéditas no Brasil.

Divulgação/Dona Comunicação
Ballet Du Grand Théâtre de GenèveBallet Du Grand Théâtre de Genève
Em uma versão interativa de programa de TV, cada espetáculo gravado terá entrevistas exclusivas com diretores artísticos, maestros e músicos, sob o comando do jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir, que serão exibidas, com as apresentações, no canal Dellarte no Youtube DellArteSolucoes.

O primeiro espetáculo será no dia 15 de outubro, com a Lucerne Symphony Orchestra - uma das formações sinfônicas mais antigas do mundo – e a Oferenda Romântica, concerto duplo para piano e violoncelo do compositor russo Rodion Shchedrin. A apresentação terá participação especial dos solistas Misha Maisky e Marta Argerich. Antes haverá uma entrevista com Numa Bischof Ullmann, diretor artístico da orquestra.

No dia 22 de outubro a Digital Dellarte terá uma comemoração pelos 60 anos do Balé Nacional da China, com o programa especial "Homenagem à Vida", com cinco peças dos coreógrafos da companhia encenadas durante a pandemia, uma reflexão obre o isolamento imposto ao mundo e um tributo aos heróis do front. O programa terá entrevista com a diretora artística Feng Ying.

Divulgação/Dona Comunicação
O Balletto Di Roma, em OtelloO Balletto Di Roma, em Otello
No dia 29 de outubro, a vitalidade e contemporaneidade do Balletto di Roma, fundado há 60 anos, será demonstrada no clássico de Shakespeare: Otello. O grupo tem direção artística de Francesca Magnini, da vanguarda no cenário da dança, que projetou o Balletto di Roma mundo afora.

Performance percutiva
No dia 12 de novembro será a vez da percussionista chinesa Beibei Wang, pouco conhecida no Brasil, que surpreende em um show que mistura o clássico com solos performáticos conceituais. Membro da Royal Academy of Music Beibei, ela coleciona turnês internacionais e participações em festivais de música com algumas das principais orquestras do mundo.

A Sinfônica de Bamberg poderá ser vista no dia 26 de novembro. Em 100 anos, a Sinfônica já apresentou mais de sete mil concertos em 63 países. Nesta apresentação, o público ouvirá a obra Má Vlast, do compositor tcheco Bedrich Smetana, realizada no Concerto do Festival da Primavera de Praga.

Dia 10 de dezembro haverá a Orquestra Sinfônica Jovem de Macau, formada por universitários que vão mostrar o Concerto para violino, violoncelo e piano em Dó maior, Opus 56, de Beethoven. O entrevistado será Oswaldo Veiga Jardim, brasileiro radicado em Macau que comanda a Sinfônica.

Divulgação/Dona Comunicação
Orquestra Sinfônica de LucerneOrquestra Sinfônica de Lucerne
O Quebra-Nozes, com música de Tchaikovsky em uma nova versão ainda não conhecida pelo público, será apresentado dia 17 de dezembro pelo Ballet du Grand Théâtre de Genève. Criada em 1960, a companhia suíça, sob direção de Philippe Cohen, explora a pluralidade da dança dos séculos XX e XXI. O entrevistado será o coreógrafo Jeroen Verbruggen.

Para Steffen Dauelsberg, diretor executivo da Dellarte, o projeto digital marca mais um passo importante na democratização do acesso à arte e cultura. "A pandemia afetou pesadamente o setor cultural, onde a interação presencial é um dos propósitos da experiência. Tivemos que nos adaptar a novos formatos para o espetáculo continuar", avaliou.

SERVIÇO:
Apresentações online às 20h, via canal Dellarte no Youtube
- Quinta-feira – 15/10
Lucerne Symphony Orchestra
- Quinta-feira – 22/10
Balé Nacional da China
- Quinta-feira - 29/10
Balleto di Roma – Otello
- Quinta-feira – 12-11
Beibei Wang
- Quinta-feira – 26-11
Sinfônica de Bamberg
- Quinta-feira – 10-12
Orquestra Sinfônica Jovem de Macau
- Quinta-feira – 17/12
Ballet do Grand Théàtre de Genève – O Quebra Nozes
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário