09 de outubro, de 2020 | 15:15

Estimular as crianças a fazerem exercícios desde pequenas traz uma série de benefícios para a saúde

Além de promover interação social, a prática de atividades físicas atua de maneira intensa no desenvolvimento de ossos, fortalece a coordenação motora e oferece diversos outros efeitos positivos

A prática de atividades físicas é fundamental em todas as fases da vida e isso não é diferente no desenvolvimento infantil. Por isso, estimular as crianças a praticar exercícios é fundamental.
A prática de esportes é uma das melhores maneiras de fazer com que as crianças se exercitem com regularidade. Foto: bottomlayercz/PixabayA prática de esportes é uma das melhores maneiras de fazer com que as crianças se exercitem com regularidade. Foto: bottomlayercz/Pixabay


Por mais que os computadores, videogames e celulares estejam em alta, esses aparelhos pouco fazem bem para a saúde e cada vez mais estão promovendo o sedentarismo infantil, o que acarreta uma série de problemas.

De acordo com o Ministério da Saúde, incentivar os filhos a fazer atividade física regularmente é apenas o primeiro passo para ter crianças saudáveis. Porém, é preciso que elas sejam expostas a atividades diferentes e variadas para que encontrem as que mais agradam e se desenvolvam de diversas maneiras.

Dentre os principais benefícios que os exercícios trazem para as crianças está a prevenção da obesidade infantil, o desenvolvimento do corpo como um todo, o fortalecimento da coordenação motora, a melhora da concentração e o estímulo a interação social.

Atividades mais indicadas

Para cada idade das crianças há algumas atividades que são mais recomendadas e que atuam de maneira mais intensa. Entretanto, é fundamental mesclar os exercícios para que elas possam se desenvolver completamente.

Para crianças de 0 a 2 anos um bom esporte é a natação, que desenvolve o físico e tem o poder de evitar afogamentos. De 3 a 6 anos pode-se investir também na natação e em esportes mais dinâmicos como judô e ballet.

As crianças de 7 a 14 anos já se dão melhor com atividades de quadra e que envolvem um número maior de participantes como handebol, vôlei, basquete e futebol.

Mas não são apenas essas atividades físicas que são positivas para as crianças. Para estimular a prática de exercícios pode-se investir outros itens que agregam diversão com benefícios para a saúde.

Os bebês podem ser estimulados a partir dos triciclos para bebês, que conseguem fortalecer o sistema cardiovascular, respiratório e muscular e desenvolvem a orientação espacial.

Quando a criança atinge entre 5 e 6 anos ela já pode começar a aprender a andar de bicicleta, que estimula o equilíbrio e a coordenação e auxilia no desenvolvimento da massa óssea, das articulações e dos músculos.

Prevenindo o sedentarismo infantil

Nem sempre é fácil tirar as crianças da frente das telas e fazê-las correr e praticar exercícios ao ar livre, mas essa é a melhor maneira de prevenir o sedentarismo infantil.

Para conseguir isso deve-se notar quais são as atividades que mais interessam e o ideal é não obrigá-las a sair de casa e sim convencê-las.

Dessa forma, se o seu filho gosta de andar de bicicleta, leve-o para um parque onde ele possa fazer isso livremente. Caso prefira algum esporte específico, o matricule em uma escola ou então jogue com ele.

Com isso, será mais fácil de despertar o interesse e evitar que a criança fique o dia todo dentro de casa em frente ao videogame.
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