07 de outubro, de 2020 | 08:25

Um laboratório de portas abertas

Espaço Casa abre suas instalações, mas a programação continua online

Durante todo o mês de outubro, todas as terças-feiras, o Espaço Cultural Casa Laboratório irá ofertar gratuitamente a terceira temporada de aulas abertas ao público. As aulas serão transmitidas através do Instagram da instituição - @casalaboratoriomg -, sempre as 18h30.

Divulgação/ACS ECCL
Espaço Cultural Casa Laboratório, no Shopping Vale do AçoEspaço Cultural Casa Laboratório, no Shopping Vale do Aço
Há três meses, a casa vem ofertando parte de seus projetos pedagógicos através das redes sociais. O que antes era restritos apenas aos alunos de teatro do projeto, agora, no contexto virtual, também se torna disponível ao público em geral, no formato de aula aberta online.

No mês de agosto, o projeto recebeu o dramaturgo e psicanalista Beto Oliveira para quatro aulas, em que falou sobre a “A Significação da Comicidade em Aristóteles e Bergson”. Em setembro foi a vez do maquiador cênico e social Rômulo Amaral, que ministrou aulas de “Maquiagem de Caracterização para teatro”.

Na terça-feira (6) e nos dias 13 e 20 desse mês, o dono da cena é o cenógrafo mineiro Joab Sangi, arquiteto, cenógrafo e mestrando em design de produtos e espaço pelo Iade Creative University de Portugal.

Seu percurso acadêmico e profissional sempre teve uma relação íntima com a arte em seus projetos. Ele tem uma sala com cenários instagramáveis no Shopping Vale do Aço, aberto aos clientes do centro de compras, e assina diversos projetos cenográficos para grupos e empresas em todo país.

Divulgação/ACS ECCL
Cenário da montagem da peça teatral Os Três PorquinhosCenário da montagem da peça teatral Os Três Porquinhos
Otimização
Pensando em alavancar as suas atividades formativas no contexto online, a iniciativa do Casa Laboratório surgiu como uma das várias estratégias para manter o vínculo com o seu público.

O Espaço Casa Laboratório, no Shopping Vale do Aço, recebia mensalmente cerca de cinco mil pessoas e esteve de portas fechadas no período de isolamento social, uma forma de contenção da propagação do covid-19.

Seguindo as orientações do programa “Minas Consciente”, a Casa estará de portas abertas a partir da terça-feira (13) da próxima semana, mas a programação presencial ainda permanecerá suspensa.

Divulgação/ACS ECCL
Um sonho de todos: voltar a mostrar a sua arte ao públicoUm sonho de todos: voltar a mostrar a sua arte ao público
Os cursos e espetáculos continuam 100% online. Diego Martins, coordenador e presidente do Casa, diz que a retomada será gradual, seguindo os cuidados preventivos, avaliando o comportamento do público diante das novas regras a seguir nos espaços coletivos.

Por sua vez, o diretor artístico João Carlos Cardoso acredita que dessa forma a equipe consegue avaliar e criar estratégias mais eficientes para que, num futuro que se espera seja breve, o espaço possa retornar com a sua programação presencial.

O Espaço Cultural Casa Laboratório mantem a sua sede no segundo piso do Shopping Vale do Aço, próximo às salas de cinema – que também seguem fechadas ao público - com o patrocínio da Usiminas (Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais) e o apoio das empresas Patty Painéis, Shopping Vale do Aço, Instituto Usiminas, Inove Comunicação Visual, Deposito Gomes, Equipe 01 e Proshift.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário