06 de outubro, de 2020 | 14:49

Lixo em taludes e canteiros geram problemas estruturais na BR-381

Divulgação
Dnit reforça ações de conscientização para evitar despejo de lixo na rodoviaDnit reforça ações de conscientização para evitar despejo de lixo na rodovia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que vem reforçando as ações de conscientização e operações de conservação na BR-381, para evitar que o resto de entulho e lixo deixados na rodovia danifique o sistema de drenagem construído.

Em muitos trechos da rodovia federal é possível ver restos de pneus deixados por motoristas. Garrafas plásticas, sacolas, latas de alumínio e uma infinidade de rejeitos são abandonados diariamente pelos usuários e moradores lindeiros, gerando problemas ambientais e estruturais para a rodovia, o que oferece riscos para quem trafega, além de degradar o meio ambiente.

Impacto ambiental

Além do problema estrutural e logístico, o lixo deixado na rodovia é campo aberto para proliferação de mosquitos da dengue, entre outros vetores que causam doenças, que se reproduzem na água depositada pela chuva nos pneus. Com a facilidade de procriação do mosquito em ambiente oferecido pelos pneus descartados, a questão torna-se um problema de saúde publica.

Já o lixo orgânico, como restos de comida, deixado em sacos plásticos, é altamente prejudicial à fauna lindeira da rodovia. Ao procurar alimentos nos acúmulos de lixo depositados próximos da pista, muitos animais acabam ingerindo objetos plásticos, levando à morte por sufocamento.

Impacto na rodovia

O impacto do lixo deixado às margens da pista reflete-se nas obras de limpeza e conservação. Na dificuldade de escoamento da água da chuva, os bueiros transbordam e causam estragos no aterro da rodovia.

Para onde vai o lixo

Depois de abandonado sobre as pistas, obras de arte especiais, acostamentos e taludes, o lixo acaba sendo transportado pela água da chuva e se acumulando em dutos e bueiros. O problema se agrava próximo das travessias urbanas, onde há maior concentração de pessoas e veículos.

Segurança na pista

O lixo jogado na BR-381, em alguns casos, oferece risco de acidente aos usuários. Restos de pneus, por exemplo, são barreiras perigosas para os motociclistas. Ao obstruir o sistema de drenagem, a água que alcança as pistas forma uma película sobre a rodovia. Os veículos estão sujeitos a deslizar e perder a aderência (aquaplanagem) com a pista, causando um sério acidente.

Educação Ambiental

Nas obras de duplicação da BR-381, entre os programas socioambientais desenvolvidos pelo Dnit e executados pelo consórcio Skill-MPB Engenharia, há um específico para a Educação Ambiental. A equipe de educadores procura sensibilizar alunos, professores, trabalhadores e motoristas sobre os aspectos da obra e projetos ambientais paralelos às obras de duplicação.

Entre as temáticas apresentadas, a questão de como uma sociedade gera e trata os rejeitos é apresentada para alunos e trabalhadores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário