30 de setembro, de 2020 | 12:55

Ariel Bertola no ENARTCinho

Oficina de Stop Motion será mostrada na programação de convocatória

Diversas ações artísticas nas regiões dos Vales do Aço e do Jequitinhonha foram selecionadas n Convocatória do ENARTCinho 2020, para serem exibidos nos canais do Hibridus Dança e da Aperam No Brasil no Youtube. No próximo domingo (4), às 16h, a artista Ariel Bertola, de Ipatinga, estará em um vídeo de arte-educação com uma “Oficina de Stop Motion”.

A arte-educação estimula o conhecimento da arte e a produção artística. A proposta do vídeo da Ariel é para crianças entre os seis e 12 anos, mas permite que pais ou responsáveis ajudem as crianças na produção do ‘stop motion’ (quadro-a-quadro), uma técnica de animação que explora os recursos de uma máquina fotográfica ou computador, utilizando materiais comuns como madeira e massa de modelar, entre outros, para criar vídeos com animações.

Divulgação/ACS GHD
Ariel Bertola vai levar noções de arte e cultura às criançasAriel Bertola vai levar noções de arte e cultura às crianças
Graduada no curso Interdisciplinar em Artes e Design pela UFJF e pós-graduanda em Arte Educação pelo Senac, e atriz de formação, Ariel Bertola realiza ações educativas em ambientes de educação não formal, incluindo mediações em museus e espaços culturais.

Ação Educativa
O ensino-aprendizado envolve observação, contextualização e produção de arte. Assim, a ação artística passa por eles, de forma sutil e evocando a ludicidade.

O que inclui experimentar a produção com massinha no processo de fazer o cenário e os elementos do stop motion, que será ensinado via aplicativo de celular gratuito, uma vez que o público é infantil e não é preciso nenhum conhecimento técnico de filmagem e edição.

A animação produzida por Ariel durante o vídeo será sobre Tarsila do Amaral, artista brasileira que conquistou espaço na história da arte e cuja obra está em diversos museus mundo afora.

Ariel contará um pouco da história da artista, e as crianças irão aprender sobre contextualização e produção de arte. A oficina abordará de forma leve e dinâmica os elementos fundamentais da arte-educação, visando formar um repertório visual e estimular a sensibilidade das crianças.

Divulgação/ACS GHD
A atriz Ariel Bertola atua em ambientes de educação não formalA atriz Ariel Bertola atua em ambientes de educação não formal
Espaço Hibridus
O Espaço Hibridus Ponto de Cultura, no Centro de Ipatinga, é um local de criação, fruição, compartilhamento e apresentações do grupo Hibridus Dança, além de acolher diversos outros artistas da região e de outros estados em apresentações, exposições de moda ou fotográficas, artes plásticas, debates e seminários com uma linguagem contemporânea.

O espaço mantém uma programação com atividades durante todo o ano, incluindo aulas de pilates, ioga, forró pé de serra, dança contemporânea e, mais recentemente, massagem relaxante. Em função da pandemia de covid, as aulas de forró estão suspensas.

O espaço também abriga o Acervo Hibridus, atualmente fechado para visitações, com cerca de mais de 2.000 títulos em arte, literatura e arquitetura, responsável pelo lançamento das três edições do Caderno ENARTCi e outros títulos.

SERVIÇO:
O vídeo Ação Educativa “Oficina de Stop Motion” será exibido no domingo (4), às 16h, nos canais do Hibridus e da Aperam No Brasil no Youtube.
Na sexta-feira (2), às 18h30, haverá uma live com Ariel Bertola pelo Instagram do Hibridus Dança, falando sobre sua participação na Convocatória ENARTCinho 2020.

Os vídeos da programação do ENARTCinho 2020 serão exibidos até o dia 1º de novembro. Para acompanhar a programação, inscreva-se nos canais:
https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg
https://www.youtube.com/user/aperambrmais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário