CADERNO IPATINGA 2024

30 de setembro, de 2020 | 09:55

Marina Miranda - Além da 'Crioula Difícil'

Primeira humorista negra de sucesso na TV brasileira é homenageada com livro da Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte – lança, nesta quarta-feira (30), às 17h, o livro Marina Miranda - Além da 'Crioula Difícil', de Clóvis Corrêa, um tributo à comediante e cantora que fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980. O lançamento será num bate-papo com o autor, em vídeo no canal da Funarte no Youtube.

Hoje com 90 anos, Marina foi a primeira humorista negra a se destacar na televisão brasileira, e ficou famosa ao lado do colega Tião Macalé, fazendo um quadro de um programa cômico. Com prefácio de Ricardo Cravo Albin, a narrativa-reportagem apresenta a trajetória da artista no teatro, cinema, rádio e TV.

Divulgação
Marina Miranda, como Dona Mandala (Escolinha do Professor Raimundo), e a capa do livro que registra sua históriaMarina Miranda, como Dona Mandala (Escolinha do Professor Raimundo), e a capa do livro que registra sua história
Marina Miranda iniciou a carreira nos anos 1950, cantando ópera na Rádio Nacional. Mas consagrou-se como intérprete de marchinhas, o que alavancou sua carreira de comediante, em 70 anos de trabalho artístico. “Grande Otelo de Saias” e “Josephine Baker brasileira” foram algumas das expressões usadas para definir a atriz, no período de maior sucesso.

Com base em entrevistas e documentos históricos, o autor traça um perfil de Marina e de sua caminhada profissional, tendo com como pano de fundo a história da televisão brasileira e de artistas como o hilário e saudoso Tião Macalé.

Em 2019 Marina Miranda recebeu a Medalha Chiquinha Gonzaga, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, concedida a mulheres que se destacam na defesa de causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais. A atriz tem uma filha, Sylvia Miranda.

O vídeo de lançamento tem participações da atriz Maria Ceiça e dos atores Deo Garcez e José Araújo, cada um lendo um trecho do livro. Na conversa, Clóvis Corrêa cita episódios do itinerário de vida e carreira de Marina e histórias de bastidores da produção do livro.

Entre as fontes, o autor cita os acervos do jornal A Noite e da TV Rio, e entrevistas com o ator e produtor Haroldo Costa e o compositor João Roberto Kelly, entre outros. O vídeo ficará disponível no canal da Funarte também após o lançamento.

Bruno Mazzeo, no texto de contracapa, diz: “Marina Miranda é parte do imaginário de quem, como eu, viveu a infância nos anos 1980 e início dos anos 90. Minhas memórias dela me remetem a quando era criança e começava a descobrir minha paixão pelo ofício que seguiria pela vida.

O autor
Dramaturgo, roteirista e produtor cultural, o jornalista carioca Clóvis Corrêa trabalhou em rádio e TV. Escreveu para os jornais Papo Teatral, Metrô Press, O Pontual e O Globo. Através da Fábrica de Dramaturgia Domingos de Oliveira, começou a escrever textos teatrais, em parceria com Alexandre Morcillo.

Edições Funarte
Este é o primeiro de quatro livros que a Fundação Nacional de Artes vai lançar em 2020, seguindo a tradição da Funarte de difundir os itinerários de nomes consagrados da atividade artística, além de livros técnicos.

SERVIÇO:
Lançamento do livro Marina Miranda
Além da “Crioula Difícil”. de Clóvis Corrêa
Edições Funarte
168 páginas – R$ 30
Formato: 16x23cm
ISBN: 978-85-7507-207-3
Encomendas para todo o Brasil
Livraria Mário de Andrade (Funarte):
[email protected]

Bate-papo com o autor: quarta-feira (30) - 17h
Acesso gratuito, no canal www.youtube.com/funarte
O vídeo ficará disponível no canal da Funarte após o lançamento.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jose Roberto Julio

20 de outubro, 2020 | 16:08

“Antigamente tudo era melhor a começar pelo humor, a Marina Miranda e o Tião Macalé eram negros e brincavam com a cor deles e era brincadeira sadia”

Envie seu Comentário