29 de setembro, de 2020 | 14:27

Lançado guia ''10 Dicas do Sebrae para o Candidato''

Divulgação
Objetivo do guia é qualificar o debate sobre a importância de fortalecer a atividade empreendedora nos municípios brasileiros, diz João Cruz, diretor técnico do Sebrae MinasObjetivo do guia é qualificar o debate sobre a importância de fortalecer a atividade empreendedora nos municípios brasileiros, diz João Cruz, diretor técnico do Sebrae Minas

Os candidatos às eleições municipais deste ano estão sendo estimulados a incluir a pauta do empreendedorismo e dos pequenos negócios em suas campanhas. Nesta segunda-feira (28), o Sebrae lançou o Guia "10 Dicas do Sebrae para o Candidato", documento que reúne um conjunto de propostas de políticas públicas para os futuros prefeitos e prefeitas, bem como vereadores e vereadoras que serão eleitos no mês de novembro.

O objetivo do guia é qualificar o debate sobre a importância de fortalecer a atividade empreendedora nos municípios brasileiros, em especial, nesse momento de retomada da economia, diante da crise causada pela pandemia do coronavírus. O guia está disponível para consulta e download no site www.sebrae.com.br/minasgerais.

As propostas contidas no documento contribuem para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo, o fomento aos pequenos negócios, a geração de empregos, o aumento da competitividade econômica e da arrecadação de tributos dos municípios. “Os pequenos negócios nunca precisaram de um olhar tão atento dos gestores públicos como agora”, avalia João Cruz, diretor técnico do Sebrae Minas.

O segmento que responde por 99,1% das empresas e 61% dos empregos formais em Minas Gerais foi o mais impactado pela pandemia, e ainda tenta se recuperar das perdas acumuladas desde março. “A recuperação é lenta e gradual e dependerá das medidas que serão tomadas daqui em diante. Os candidatos precisam ter um olhar mais atento para este importante motor da nossa economia. Afinal, são mais de 2,3 milhões de estabelecimentos que respondem por 27% do PIB estadual”, explica João Cruz.

A sétima edição da pesquisa do Sebrae “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios”, realizada no fim de agosto, mostra que 75% dos empresários do segmento ainda registram queda no faturamento mensal. Outro indicador que mostra o impacto da crise no segmento é o índice de abertura de pequenos negócios no primeiro semestre deste ano, que foi apenas 0,3% maior que no mesmo período de 2019. “Entre o primeiro semestre de 2019 e 2018, o crescimento foi de 14%, logo, era esperado um percentual de crescimento maior que 15% em 2020, já que o número cresce ano a ano”, afirma o diretor do Sebrae Minas.
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