29 de setembro, de 2020 | 09:13

'Os Cegos' já tem um elenco

Artistas selecionados tiveram nomes divulgados pelo grupo Boca de Cena

Após receber mais de 150 inscrições, vindas de 10 estados brasileiros, o Grupo Teatral Boca de Cena divulgou os nomes dos selecionados para compor o elenco do processo artístico digital "Os Cegos”, uma adaptação da obra de Michel de Ghelderode.

Ricardo Alves/Divulgação/ACS GTBC
Márcio Abreu ministrou oficina de teatro para artistas no Vale do AçoMárcio Abreu ministrou oficina de teatro para artistas no Vale do Aço
A montagem terá direção, dramaturgia e adaptação assinada pelo diretor Márcio Abreu, direção musical e desenho sonoro de Felipe Storino, ambos da Cia. Brasileira de Teatro, sediada em Curitiba (PR). Assistente de direção e diretor de produção do projeto, Claudinei de Souza explicou que a seleção foi trabalhosa e prazerosa.

“As inscrições vieram de 21 cidades, de artistas que, junto com a gente, acreditaram neste sonho. Foi difícil fazer seleção, pois a qualidade, vivências e particularidades de cada inscrito nos surpreendiam e nos emocionavam a cada momento. Optar por apenas 12 pessoas, em meio a tantos profissionais competentes, tirou o nosso sono”, destaca Claudinei.

As inscrições vieram de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraná, Sergipe, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Ceará e Minas Gerais.

E os selecionados são: Márcia do Valle, do Rio de Janeiro; Gabriela Felipe, de São Paulo; Jonathan Rodrigues, de Aracaju; Genário Neto, de Salvador; Dio Heroro, Ju Abreu, Arthur Barbosa e Wagner Alves, de Belo Horizonte. E do Vale do Aço, Matisael Lima, Gustavo Nascimento, Camila Vaz e Léo Coessens.

A montagem
Inicialmente, a montagem ocorreria de forma tradicional, com participação de quatro atores. Entretanto, com as normas de distanciamento e isolamento atuais, em função da pandemia da covid-19, o formato foi adaptado para podcast, com a obra dividida em três episódios.

O diretor Márcio Abreu também falou da dificuldade em selecionar o elenco. “Não foi fácil seguir os critérios prévios definidos pela comissão de seleção. Agora, será um exercício de composição dos elencos de cada dia. Mas eu tenho pensado em incluir todos, em tudo, de algum modo, com apoio de vozes e sonoridades, numa espécie de polifonia”, avalia o diretor.

Divulgação/ACS GTBC
Os escolhidos: Arthur Barbosa (BH), Camila Vaz (Timóteo), Dio Heroro (BH), Gabriela Felipe (SP), Genário Neto (Salvador), Gustavo Nascimento (Coronel Fabriciano), Jonathan Rodrigues (Aracajú), Ju Abreu (BH), Léo Coessens (Ipatinga), Márcia do Valle (Rio de Janeiro), Matisael Lima (Ipatinga) e Wagner Alves (BH)Os escolhidos: Arthur Barbosa (BH), Camila Vaz (Timóteo), Dio Heroro (BH), Gabriela Felipe (SP), Genário Neto (Salvador), Gustavo Nascimento (Coronel Fabriciano), Jonathan Rodrigues (Aracajú), Ju Abreu (BH), Léo Coessens (Ipatinga), Márcia do Valle (Rio de Janeiro), Matisael Lima (Ipatinga) e Wagner Alves (BH)
O dramaturgo e ator Márcio Abreu fundou e integra a Companhia Brasileira de Teatro, em Curitiba. Seu trabalho é focado, entre outras coisas, na articulação e criação de novas escritas para a cena e na interseção entre os diversos campos da arte.

Realiza ateliês e oficinas de dramaturgia, encenação e processos criativos em festivais e instituições. Orientou o núcleo de encenação do Sesi-PR durante dois anos e o trabalho de novos dramaturgos no núcleo de dramaturgia do Sesi-SP.

Na direção musical e desenho sonoro da montagem está o compositor, músico e produtor musical Felipe Storino. Ele é formado em Ciências Sociais na UFRJ/IFCS, e teve formação musical independente por influência do bisavô, Arthur Costa.

Storino criou trilhas sonoras originais para espetáculos de companhias de teatro como a Cia. Teatro Autônomo, Companhia Brasileira de Teatro e Aquela Cia. de Teatro. Trabalhou ainda com a Cia. dos Atores, Grupo Galpão, Cia. Pequod, Áreas Coletivo de Arte, Cia. Zeppelin e várias produções independentes.

Os podcasts com os episódios de Os Cegos têm apresentação prevista para dezembro próximo. A montagem tem patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Fundo Estadual de Cultura.

A realização é do Grupo Teatral Boca de Cena, com produção de Marilda Lyra e Rodolfo Bello. As ações do Grupo Boca de Cena podem ser seguidas em @bocadecenaipatinga (Instagram) e no canal do Grupo Teatral Boca de Cena Ipatinga (Youtube).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário