29 de setembro, de 2020 | 06:32

MPRJ conclui investigação sobre Flávio Bolsonaro e Queiroz por rachadinha

Reprodução Facebook
Eles são acusados pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa pelo Ministério Público do Rio de JaneiroEles são acusados pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa pelo Ministério Público do Rio de Janeiro
Texto com atualização para inserção de nota do MPRJ
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou, por meio de nota, que a denúncia contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o ex-assessor dele Fabrício Queiroz está pronta, mas ainda não foi formalizada. No momento em que a denúncia seria protocolada houve uma falha no sistema.

Em nota (veja a íntegra abaixo), o Ministério Público fluminense diz que, até o momento, não há denúncia ajuizada contra o senador nas investigações referentes a movimentações financeiras em seu gabinete no período em que era deputado estadual.

Ainda na nota, o Ministério Público afirma que o caso corre em sigilo e que a publicação de informações sem confirmação por parte da instituição atrapalha as investigações.

Conforme notícia publicada pelo jornal O Globo, o filho do presidente é apontado pelo MPRJ como líder da organização criminosa e o seu ex-assessor na Assembleia Legislativa do Rio como operador do esquema de corrupção que, segundo os promotores, funcionava no gabinete do então deputado estadual.

Nota do MPRJ:

“Em relação à matéria ‘Ministério Público denuncia Flávio Bolsonaro e Queiroz por ‘rachadinha’ na Alerj’, publicada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (28/9), o MPRJ, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e de Direitos Humanos (SUBCRIM/MPRJ), esclarece que, até o momento, não há denúncia ajuizada contra o atual senador Flávio Bolsonaro nas investigações referentes a movimentações financeiras em seu gabinete no período em que era deputado estadual.

A instituição lamenta e repudia a divulgação de notícias relacionadas a investigações sigilosas, sem qualquer embasamento ou informação oficial por parte do MPRJ, o que causa prejuízo à tramitação do procedimento e desinformação junto ao público”.


Entenda o caso

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o ex-assessor Fabrício Queiroz foram alvo de uma investigação que apurou o esquema de corrupção na Assembleia Legislativa do Rio, que consistia em recolhimento de parte de pagamento dos funcionários dos gabinetes, prática conhecida como "rachadinha".

Trata-se de uma prática em que parlamentares contratam assessores de gabinete com a combinação de que parte do dinheiro pago como salário com o dinheiro público é novamente recolhido pelo gabinete do político.

Por causa dessa prática, Flávio e Queiroz podem responder pelos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Na denúncia do Ministério Público, o filho do presidente é apontado como líder da organização criminosa e Queiroz como o operador do esquema.

De acordo com a investigação, o senador, que na época era deputado estadual, usou, ao menos R$ 2,7 milhões do esquema das rachadinhas. Queiroz foi preso em junho deste ano na casa do ex-advogado da família Bolsonaro Frederick Wassef, em Atibaia, no interior de São Paulo. Ele foi para prisão domiciliar após um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carla Gomes

29 de setembro, 2020 | 06:48

“Família conservadora e honesta, fora corrupção, o gigante acordou, #acabouamamata #SQN.”

Envie seu Comentário