29 de setembro, de 2020 | 10:00

Maioria dos vereadores tentará reeleição no Vale do Aço

As eleições municipais de 15 de novembro terão alguns nomes conhecidos na disputa do Legislativo

Arquivo DA
Pleito municipal será movimentado para os eleitores da RMVAPleito municipal será movimentado para os eleitores da RMVA

O prazo para que os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores enviassem seu requerimento à Justiça Eleitoral foi encerrado no último sábado (26). Nas quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço, apenas alguns nomes ficaram de fora da disputa ao Legislativo, seja por outras pretensões no pleito do dia 15 de novembro ou por terem optado por não participar das eleições municipais de 2020.

Em Ipatinga, dos atuais 19 vereadores, cinco não irão disputar novamente uma cadeira no Legislativo: Gustavo Nunes (PSL) e Jadson Heleno (DEM) concorrerão ao Executivo, já Cassinha Carvalho (PL) é a candidata a vice-prefeita na chapa de Nardyello Rocha (Cidadania). Além deles, não registraram candidatura à Câmara de Vereadores, Márcia Perozini (MDB) e Nilsin Transnil (MDB). Os demais detentores de cargos tentarão manter suas cadeiras: Adelson Fernandes (Cidadania); Ademir Claudio (DEM); Adiel Oliveira (PMN); Avelino Ribeiro da Cruz (PP); Chiquinho (PP); Fabinho (PP); Franklin Meireles (Cidadania); Lene Teixeira (PT); Ley do Trânsito (PSD); Rominalda (PP); Sebastião Guedes (PMN); Antônio Jose Ferreira Neto, Toninho (Cidadania); Antônio Alves de Oliveira, Tunico (Podemos) e Vanderson da Autotrans (PMN).

Fabriciano e Timóteo

No município de Coronel Fabriciano, Marcos da Luz (PT) disputará as eleições majoritárias. Carmem do Sinttrocel não constava dentre os registrados, nesta segunda-feira (28). Mas seus colegas Beto Cavaleiro (PSD); Eugênio Pascelli (PSL); Miltinho do Sacolão (PSDB); Thiago Lucas (PT); Adriano Martins (PSL); Ronilson Burrinho (PSDB); Dr. Sandro Araújo (Cidadania); Xingozinho (PP); Cristiano do Cais (DEM); Sargento Francisquini (PSDB); Professor Edem (PT); Luciano Lugão (PSL); Nélio do Abacaxi (PP); Canídia (DEM) e Relé (Avante) constam no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como candidatos.

Já em Timóteo, Binha (PSB) e Moacir de Castro (PSL) não registraram seus nomes à reeleição. Mas Adriano Alvarenga (Cidadania), Tibata (Rede); Alexandre Maria (PSB); Nanico (PSD); Gualberto (PSC); Ivair Guimarães (PSB); José Fernando (Rede); Zizinho (PSC); Luiz Perdigão (PSB); Raimundinho (PSB); Wladimir Careca (Rede); Professor Diogo (PCdoB) e Pastora Sônia Andrade (PSC) terão seus nomes nas urnas.

Entre os atuais parlamentares de Santana do Paraíso, Cláudia Lage (PSD) concorrerá como candidata à prefeita. Zé Maria (PMN) será vice de Luzia de Melo (MDB) e Varlei da Saúde (PSDB) não registrou candidatura. Já Alexandre Coutinho (Avante); Tilapinha (PL); Buchim (MDB); João da Ambulância (PSB); João da Associação (MDB); Manoelzinho (PL); Tião do Beijo (Avante) e Teodósio (Republicanos) participarão do pleito como candidatos a vereador.

Suplentes

Os últimos anos foram movimentados para a política do Vale do Aço. Em 2019, Eugênio Pascelli assumiu uma cadeira no Legislativo fabricianense, após Enéias Reis (PSL) solicitar licença regimental para assumir uma cadeira no Congresso Nacional, como deputado federal. A vaga foi deixada por Marcelo Álvaro Antônio (PSL), que teve seu nome confirmado como Ministro do Turismo no governo Bolsonaro.

A Câmara de Ipatinga foi a de maior número de trocas, não necessariamente todos os nomes de atuais vereadores que constarão nas urnas serão para reeleição. Sete parlamentares da atual legislatura assumiram como suplentes, após a saída dos vereadores que foram investigados e presos em operação do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), por causa da prática da “rachadinha”. Além de Gustavo Nunes, constam na lista de edis que tomaram posse posteriormente: Adelson Fernandes, Avelino Cruz, Fábio Pereira, Chiquinho, Rominalda e Ley do Trânsito. Todos esses assumiram vagas deixadas pelos titulares.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Negão

02 de outubro, 2020 | 11:29

“A cidade de Ipatinga está buraco puro Copasa só faz serviço porco agora os vereadores aparecem para pedir votos”

Guile

30 de setembro, 2020 | 11:18

“INutilidade maquiada que só gera gastos e não se ve nenhum servico. Elegem e somem. Fantasmas corruptos.”

Marcio

30 de setembro, 2020 | 08:57

“Concordo plenamente com a NÃO reeleição.
No legislativo e executivo.
E de quebra, votar em alguém que tenha no minimo uma formação acadêmica básica.
Pois colocar analfabeto para LEGISLAR e GERENCIAR...... é uma tremenda BURRICE de nós eleitores.”

Joseph

29 de setembro, 2020 | 18:55

“Estou de acordo com os comentários abaixo, é a oportunidade de tirar essas raposas velhas da câmara, se queremos políticos honestos, é a hora de renovar, não reeleja nenhum vereador. Juntos somos fortes, fora hipocritas corruptos.”

Ana Angélica

29 de setembro, 2020 | 15:59

“dois que foram a favor da moção de aplausos sao candidatos a vice....imagino o que irão fazer SE ganharem. Hora de mudança, nao reeleger ninguém.”

Weberts Wanderley Lima

29 de setembro, 2020 | 14:09

“Não reelejam políticos profissionais, um mandato é suficiente para pessoas de bons princípios que queiram ajudar a população com proposição de leis que beneficiam a população e fiscalizem ao Município. Vamos deixa los desempregados e da oportunidades para idéias de pessoas novas.”

Carlos

29 de setembro, 2020 | 11:41

“nao iremos reeleger”

Envie seu Comentário