28 de setembro, de 2020 | 09:41

Poesia Negra nas “Terças Crespas”

Grupo paulistano comemora 15 anos de atividades culturais e sociais

Nesta terça-feira (29), às 19h30, em parceria com o Centro Cultural São Paulo, a Cia. Os Crespos promove mais uma edição do “Terças Crespas”, tendo como tema norteador a poesia negra. Os artistas Lucelia Sergio e Sidney Santiago Kuanza, fundadores da Cia. Os Crespos, vão receber a poetisa, jornalista e escritora Esmeralda Ribeiro (61 anos), e o poeta, professor e advogado Carlos Assumpção (93 anos). No quadro “Pílula Poética” estarão a brasiliense Tatiana Nascimento e o poeta paulista Akins Kinté.

Divulgação/ACS Os Crespos
Carlos Assumpção e Esmeralda Ribeiro serão os entrevistadosCarlos Assumpção e Esmeralda Ribeiro serão os entrevistados
A poesia negra será a pauta do encontro sobre a vida, obra e perspectiva de artistas que fazem da poesia seu campo de batalha, afeto e luta por cidadania coletiva. A edição online será transmitida pelo Instagram da Cia. @oscrespos, e integra as comemorações dos 15 anos de trabalhos ininterruptos da Cia. Os Crespos na cidade de São Paulo.

Os convidados:
- Considerado um dos decanos da literatura afro-brasileira, o poeta Carlos de Assumpção nasceu em 23 de maio de 1927, em Tietê (SP), onde fez o curso Normal. Mais tarde mudou-se para Franca (SP), onde cursou Letras, Direito, Português e Francês, começando a atuar como advogado.

Sua poesia constrói um elo entre a ancestralidade africana, sua oralidade tradicional e as formas modernas de expressão da consciência e da estética negras presentes na diáspora africana nas Américas. Seus versos retomam o legado milenar da poesia oral para tocar nas angústias do existir e do ser negros.

Divulgação/ACS Os Crespos
Tatiana Nascimento e Akins Kinté estarão no ‘Pílula Poética’Tatiana Nascimento e Akins Kinté estarão no ‘Pílula Poética’
- Jornalista, nascida em São Paulo em 1958, Esmeralda Ribeiro integra a Geração Quilombhoje, que atua nos movimentos de combate ao racismo e na construção de uma ‘Literatura Negra’, a partir do resgate da memória e das tradições africanas e afro-brasileiras.

Por ocasião do centenário da Abolição, Esmeralda Ribeiro publicou o volume de contos Malungos e Milongas, em que a condição afrodescendente aflora em toda sua dimensão, com destaque para o tom militante que denuncia a discriminação dos irmãos de cor no contexto da sociedade “cordial” instalada nos trópicos.

- A brasiliense Tatiana Nascimento, 39 anos, é palavreira: cantora, compositora, escritora, tradutora. Publica livros artesanais de autoras negras e/ou LBTQIs pela Padê Editorial. Aquariana, é doutora em estudos da tradução pela UFSC.

Divulgação/ACS Os Crespos
Lucélia Sampaio e Sidnei Kuanza são os apresentadoresLucélia Sampaio e Sidnei Kuanza são os apresentadores
- Um poetinha sem tempo, remetido ao passado, presente e futuro, Akins Kintê “nasceu no berço do esquindô e criou-se em meio aos terreiros dos ziriguiduns”, tendo como escola os campos de várzea. Bebe de se embriagar na fonte do samba e da oralidade dos negos velhos.

SERVIÇO:
Poesia Negra nas Terças Crespas
Terça-feira (29) – 19h30
Live pelo Instagram da Cia Os Crespos – Instagram @oscrespos
Os convidados irão falar sobre sua vida e obra, como veem a arte negra nos dias atuais e contar histórias que marcaram suas carreiras e a história da poesia e literatura brasileira. Com Carlos Assumpção, Esmeralda Ribeiro, Tatiana Nascimento e Akins Kintê
Apresentação: Lucelia Sergio e Sidney Santiago Kuanza
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário