Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de setembro, de 2020 | 11:00

Monitoramento ambiental ao redor da Usiminas é apresentado

Alex Ferreira
Canhões de névoa são usados em pátios de matérias primas, para conter poluição Canhões de névoa são usados em pátios de matérias primas, para conter poluição

Em uma série de visitas programadas, a Usiminas tem apresentado as medidas implementadas para o controle da poluição ambiental em Ipatinga.

Da aspersão de água e uso de canhões de névoa nos principais pátios de matérias primas, até o uso de polímeros em seus depósitos e telas de nylon para contenção, várias medidas foram adotadas.

Outras ações englobam, a revitalização do cinturão verde ao redor da usina e fechamento da sinterização e de correias transportadoras, umectação de vias e modernização de equipamentos como os filtros de manga.

Mas a “cereja do bolo” das medidas entrou em funcionamento no dia 15 de setembro. Todas as ações implementadas na planta industrial para reduzir as emissões, passaram a ser acompanhadas 24 horas por dia na Central de Monitoramento Ambiental da Usina.

A nova sala reúne, em um mesmo local, o acompanhamento das emissões atmosféricas advindas do processo produtivo e também os resultados aferidos pelas redes de monitoramento de qualidade do ar e partículas sedimentáveis mantidas pela empresa em diferentes pontos de Ipatinga e da Usina.
Alex Ferreira
Polímero aplicado sobre depósito de calcário, no bairro Bom Retiro, para evitar dispersão de poeira Polímero aplicado sobre depósito de calcário, no bairro Bom Retiro, para evitar dispersão de poeira

A central que dispõe de um painel com monitoramento em tempo real é a ponta final da Rede Automática de Monitoramento de Particulados (Ramp), que acompanha cada um dos pontos de emissão potencial da Usina.

A partir das informações processadas e mostradas nos monitores, a equipe técnica que atua em turnos de trabalhos, 24 horas por dia, sete dias por semana, direciona ações, para o funcionamento dos equipamentos de contenção de poluição na planta industrial.

Das chaminés da usina até os pátios, a área tem cobertura com mais 30 câmeras. Sensores instalados no alto das torres também enviam dados à central sobre as emissões, direção das correntes de vento e outros dados.

“Em caso de ocorrências fora da normalidade, os profissionais poderão adotar ações imediatas para corrigir e dar encaminhamento à situação. Também é possível acompanhar, em tempo real, o monitoramento da qualidade do ar de Ipatinga, as condições meteorológicas e a deposição de partículas sedimentáveis na cidade”, explica o vice-presidente Industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto.
Alex Ferreira
Central de Monitoramento é acompanhada 24 horas para a tomada de medidas contra a poluição Central de Monitoramento é acompanhada 24 horas para a tomada de medidas contra a poluição


Já a Rede Automática de Monitoramento de Particulados (Ramp) é composta por 31 pontos de captação de dados instalados no entorno do Pátio de Carvão, Coquerias, Sinterização, Altos-Fornos e Aciaria que permitirão identificar as fontes das principais emissões na planta. A maior parte dos equipamentos é alimentada por energia fotovoltaica e os dados gerados são enviados on-line para o sistema de gestão, conforme mostrou à reportagem o gerente-geral de meio ambiente, Lucas Lima Mesquita.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público no fim de 2019, em função das reclamações da comunidade acerca da poluição causada na cidade, em especial o popular “pó preto”, estabeleceu uma série de medidas de enfrentamento da poluição.

A RAMP é um passo que vai além das exigências feitas à Usiminas por ocasião do TAC. Veja, na entrevista abaixo, mais informações acerca da rede de monitoramento da poluição.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário