Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de setembro, de 2020 | 10:00

Prazo para registro de candidaturas chega ao fim

Bruna Lage
Neste ano, eleições municipais serão realizadas no dia 15 de novembroNeste ano, eleições municipais serão realizadas no dia 15 de novembro

O prazo para que os partidos e coligações enviassem seus requerimentos de registro de candidaturas, previsto dentro do calendário eleitoral, foi encerrado neste sábado (26), às 19h. Além do documento apresentado à Justiça Eleitoral, foi possível transmitir via internet, até 8h, os nomes daqueles que vislumbram disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, nas eleições de 15 de novembro.

Para ser candidato, a Constituição Federal exige do cidadão a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, a filiação partidária – portanto, as candidaturas avulsas estão proibidas – e a idade mínima fixada para o cargo eletivo almejado.

Para concorrer a cargos de prefeito ou vice-prefeito, o candidato precisa ter 21 anos e, para disputar uma vaga de vereador, deve ter 18 anos. A idade mínima para ocupar o cargo é verificada tendo como referência a data da posse. Além disso, para concorrer, o postulante a um cargo eletivo precisa estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ser devedor de multa eleitoral.

Vale do Aço

Até o momento, alguns nomes constavam no site de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), como candidatos a prefeito.

Em Ipatinga, Diego Arthur (PCB) e Bruno Anastácio (PCB); Gustavo Nunes (PSL) e Alexsandro Oliveira (PSL); João Magno (PT) e Sávio Tarso (PV); Nilson Pereira (Patriota) e Paulo César (Patriota); Rair Anício (PSTU) e Haroldo Júnior (PSTU); Robinson Ayres (Psol) e Lucas Portuense (Psol) haviam enviado seus pedidos de registro.

Já em Coronel Fabriciano, Dionísio Alves Barreiro Junior (MDB) e Renato Gregório (PP); Marcos Vinicius Bizarro (PSDB) e Sadi Lucca (PL); José Gregório de Paiva Neto (PTB) e Israel Batista (SD); Marcos da Luz (PT) e Chico Simões (PT); Ézio Guilherme Da Silva (Patriota) e Laninha (Patriota); Terezinha Elói da Silva Souza (Rede) e Joaquim Xavier (Rede) fizeram seu pedido de registro.

No município de Timóteo, Douglas Willkys (PSB) e professor Vespa (Rede); Renato Martins Araújo (MDB) e José Constantino (PSD), Gentil Moreira Filho (PRTB) e Geraldo Magela (PTC); Jenifer Graciele (PT) e Robson de Araújo (PT) constam no sistema.

Em Santana do Paraíso, Luzia Teixeira de Melo (MDB) e Zé Maria (PMN); Cláudia Rodrigues Lage (PSD) e Felipe Otávio (PSL); Bruno Campos Morato (Avante) e José de Almeida (PTB); Edinei Aparecido Moreira (DC) e Masterglei Goncalves Freitas (DC); e Anézio Ribeiro de Souza (PT) e Eri Pimenta (PT) haviam enviado seus dados.

Em Ipaba, até o fechamento desta edição, Juninho da Saúde (PSC) e Tuniquinho (PSB); Zé Vieira (DEM) e Jadir Rodrigues (PSD) eram os candidatos registrados. No município de Belo Oriente, Hamilton Rômulo (PSDB) e Geci Ribeiro (PSDB), Humberto Lopes de Assis (Avante) e Edvânia Silva (Avante); José Uvio Ribeiro Junior (SD) e Wanderson de Jesus (PDT) faziam parte da relação de registrados.

Antônio Dias tem Cleber Destro Mata (Avante) e Eliane Castro (Avante); Ditinho (PSD) e Élcio Ataíde (MDB); Onofre Martinho de Carvalho (PSL) e Ramon Marques (SPL) dentre aqueles que enviaram seus requerimentos à Justiça Eleitoral e aguardam julgamento, assim como os demais mencionados neste texto.

A lista completa com todos os candidatos registrados será divulgada no portal Diário do Aço e na edição impressa da próxima terça-feira (29).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário