25 de setembro, de 2020 | 16:46

Secretaria de Saúde reforça cuidados preventivos durante campanhas de vacinação

Em coletiva virtual nesta sexta-feira (25), o secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral, falou sobre a realização de campanhas de vacinação durante a pandemia. “A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) recomenda cuidados às pessoas que vão até as unidades básicas de Saúde. É muito importante que a população esteja atenta às medidas de prevenção à covid-19 - como manter dois metros de distância nas filas, entre uma pessoa e outra. A imunização continua sendo a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças”, explicou.

O secretário adjunto destacou que o Ministério da Saúde alerta para a adoção constante da etiqueta respiratória, que inclui cobrir a boca com a face interna do cotovelo ou com auxílio de lenço descartável ao espirrar, lavar as mãos com frequência, não tocar o rosto e manter o uso de máscara quando sair à rua. Também é recomendado não manter contato próximo por meio de aperto de mão, beijo e abraço, principalmente enquanto a pessoa estiver aguardando para receber a vacina.

Cartão de vacinação

Ao longo da coletiva, Cabral também reforçou a importância de levar o cartão de vacinação para auxiliar no controle e acompanhamento das doses já recebidas. Caso o usuário não esteja com o cartão, por perda ou dano, a orientação é que procure o serviço de Saúde onde costuma se vacinar. A partir do chamado cartão espelho, onde ficam arquivados os registros de doses já aplicadas, os profissionais podem avaliar a situação vacinal do usuário. A ausência do cartão não impede ninguém de ser vacinado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário