25 de setembro, de 2020 | 13:04

Assim tocam os meus tambores

Marcelo D2 lança disco interativo e transmídia, para ver, ouvir e interagir

Em um momento de redescobertas e de ressignificação de comportamentos, em plena pandemia do novo coronavírus, o rapper Marcelo D2 canalizou toda a sua energia criativa na concepção de uma nova obra.

Através de sua arte, interagiu com milhões de pessoas em diversos lugares do mundo, despertou possibilidades, descobriu novos caminhos e construiu uma comunidade colaborativa em torno de um único propósito: dar vida à manifestação artística que pulsava dentro dele e de cada uma das pessoas que a ele se conectaram neste movimento inédito de cocriação.

Ronaldo Land/Divulgação/Lupa Comunicação
Marcelo D2: um rapper que domina a cultura de resistência de forma íntimaMarcelo D2: um rapper que domina a cultura de resistência de forma íntima
O resultado de tudo isso é "Assim tocam os meus tambores", obra transmídia contemplando álbum e filme, que serão apresentados em transmissão ao vivo neste sábado (26), a partir das 13h, no canal do artista na Twitch http://www.twitch.tv/marcelod2. Logo em seguida o álbum chegará a todas as plataformas digitais pelo link: http://bit.ly/salveatomt.

De forma pura, simples e humilde, Marcelo se despiu de seus medos, esnobou vulnerabilidades e compartilhou sua verdadeira essência com o público em mais de 150 horas de lives em seu canal na Twitch. De choros ao vivo à áudios de Whatsapp e ligações para amigos e outros artistas, D2 habilmente rompeu o limiar entre real e virtual.

Como um maestro que rege a orquestra, como um rapper que domina a cultura de resistência de forma íntima, ele transportou o público para dentro de sua mente e permitiu que ele tivesse acesso à genialidade efervescente que reside em suas ideias ao abrir seu processo criativo de maneira gentil e transparente.

Como fio condutor dessa enorme energia, Marcelo envolveu a família, seus amigos e sua equipe em uma só vibração. E assim, os tambores de Marcelo D2 ressoam amor, cumplicidade, unicidade e dedicação.

E se existe uma força que faz com que esses tambores rufem, ela se chama Luiza Machado. Esposa de Marcelo e diretora executiva do projeto, Luiza brilha não só ao agregar o seu conhecimento intelectual e artístico à obra ou gerenciar os trâmites que envolvem uma produção fonográfica, mas é cantando e atuando que temos um vislumbre de sua luz.

Ronaldo Land/Divulgação/Lupa Comunicação
O trabalho foi gravado na casa do artista, com participação da mulher e filhosO trabalho foi gravado na casa do artista, com participação da mulher e filhos
Além de participar em duas faixas do álbum - Rompeu o coro e É amanhã (Vem) -, ela contracena com D2 no média-metragem que acompanha a obra. Seus filhos Maria Joana, Luca e Sain também têm importante papel nesse movimento. Maria Joana registrou os bastidores do processo e sua produção em breve será lançada nos canais do pai.

Com suporte do time da Missclick, Luca fez a moderação dos chats da Twitch e o suporte tecnológico durante as transmissões, que chegaram a ter mais de 10 horas de duração com uma programação que intercalava apresentações de artistas dos quatro cantos do mundo com entradas ao vivo de D2 e inserções de vídeos pré-produzidos.

Por sua vez, Sain presenteia o pai com suas rimas, versando ao lado dele e do rapper Djonga na faixa Pelo o que eu acredito, que encerra o álbum Assim tocam os meus tambores.

Certamente a obra mais colaborativa de seus 25 anos de carreira, Assim tocam os meus tambores é fruto da comunidade estabelecida por D2 em torno deste grande manifesto.

Integrantes assíduos e ativos dos chats do artista bo canal na Twitch, Os Cria participaram na escolha de beats, sugeriram participações especiais e até mesmo colaboraram na composição das letras e na gravação de voz. A faixa As sementes é composta por um coro de mais de 100 vozes enviadas através do chat.

Além do público, Marcelo contou com um time de músicos e artistas que se uniram a ele na missão de traduzir as influências e inspirações que compõem os sons dos seus tambores: Anelis Assumpção, Baco Exú do Blues, BK', Criolo - que narra o mito Bakongo da criação do tambor escrito pelo historiador Luiz Antônio Simas - Da Lua, Djonga, Don L, Eduardo Santana, Helio Bentes, Ivan Conti "Mamão", João Parahyba, Jorge du Peixe, Juçara Marçal, Kassin, Kiko Dinucci, Luiza Machado, Nobru, Ogi, Rodrigo Tavares, Rogê, Russo Passapusso, Sain e Thiago França.

Nave, DJ Nuts, Kamau, Dr. Drumah, Barba Negra e Tropkillaz assinam a produção dos beats. Quem assina a masterização é Jonathan Maia. A mixagem do álbum fica por conta do amigo de longa data - e ganhador do Grammy Latino por duas vezes -, Mario Caldato Jr.

Ronaldo Land/Divulgação/Lupa Comunicação
O trabalho foi gravado na casa do artista, com participação da mulher e filhosO trabalho foi gravado na casa do artista, com participação da mulher e filhos
A necessidade de constante renovação e a inovadora sensibilidade fazem de Assim tocam os meus tambores uma obra de arte transmídia. As diversas facetas do artista ficam ainda mais evidentes em Atomt. É possível ver, ouvir e interagir com a obra em diferentes níveis.

Além das lives, a experiência de contato começou em agosto, em parceria com a Noize Record Club, com a pré-venda do vinil translúcido acompanhado de uma revista descrevendo o processo de criação do álbum. As unidades destinadas a não assinantes do clube esgotaram-se em poucos minutos e a edição é a maior tiragem da história da Noize.

D2 lançará também uma coleção limitada de peças de merchandising assinadas por Pedro Andrade (P. Andrade) e Felipe Yung "Flip", que também assina a identidade visual do projeto.

Dando sequência ao conceito de "disco pra ver", a obra Assim tocam os meus tambores também é um filme. Produzido e dirigido por Marcelo D2, com produção executiva de Luiza Machado e realizado pela Pupila Dilatada - produtora do casal, o média-metragem foi filmado na casa do casal. Os dois foram os atores principais, e o filme os traz contracenando em casa.

O ‘presave’ do álbum está disponível em http://bit.ly/salveatomt. D2 preparou um presente especial para os fãs que realizarem o ‘presave’. Além de já ter a obra salva automaticamente em sua biblioteca para ouvir assim que for lançada, o fã tem acesso em primeira mão a um trecho do filme comentado por ele. Disruptivo, revolucionário, inovador, uma pessoa de coração imenso e um artista brilhante. Tudo isso reflete intensa e vividamente a obra de Marcelo D2.

SERVIÇO:
Lançamento de disco – Marcelo D2
Assim tocam os meus tambores
Lançamento digital sábado (26), às 20h, no Spotify, Deezer e Tidal.
À meia-noite, no YouTube Music, Apple Music e Amazon Music: http://bit.ly/salveatomt
Première do filme no sábado (26), a partir das 13h, na Twitch: http://www.twitch.tv/marcelod2
Ouça o álbum Assim tocam meus tambores, de Marcelo D2, em todas as plataformas digitais: https://bit.ly/salveatomt
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário