25 de setembro, de 2020 | 10:01

“O Natal da Família Gatsons”

Próxima atração do ENARTCinho será uma radionovela com Adílson Mariano

Visando apresentar ao público infantil a experiência de uma radionovela, o artista ipatinguense Adilson Mariano, com participação da atriz Eunice Profeta, criou a montagem “O Natal da Família Gatsons”, cujo vídeo será apresentado neste domingo (27), às 16h, nos canais do Hibridus Dança e da Aperam do Brasil no Youtube.

A Convocatória ENARTCinho proporciona o acesso da população do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha a manifestações culturais em tempos de pandemia, valorizando os artistas.

Ator, diretor, escritor, dramaturgo, doutorando em Ciências Empresariais e Sociais, mestre em Gestão Integrada do Território, especialista em Cultura Afro Brasileira e formação pedagógica em Filosofia, Adilson Mariano é artista e produtor cultural desde 1991.

Divulgação/ACS GHD
Adílson Mariano vai mostrar ao público uma radionovela infantilAdílson Mariano vai mostrar ao público uma radionovela infantil
Atua no grupo Teatral Entreactos e no movimento cultural de Ipatinga. Entre seus trabalhos como diretor está o espetáculo ‘Bombyx Mori - de lagarta a mariposas’, que posteriormente foi transformado em livro, lançado em 2019.

Radionovela Infantil
Com texto e direção de Adilson Mariano, o objetivo do vídeo é apresentar esta forma de comunicação ao público infantil, fazendo assim um resgate da memória cultural do drama radiofônico.

Através da técnica de contação de histórias, os atores vão mostrar como as pessoas no início do século XX acompanhavam os folhetins novelescos Na sequência farão uma demonstração para que o público experimente a sensação de acompanhar uma história só através de sons, falas e narrativas.

“O Natal da Família Gatsons” conta a história de uma família de gatos que é expulsa de casa na noite de Natal, pois uma das visitas é alérgica aos felinos. Eles passam a noite de Natal na rua, junto com os cachorros e gatos vira-lata. Durante a narrativa vão aparecer anunciantes da época.

Encontro de Dança Contemporânea
Realizado pelo Hibridus Dança, desde a primeira edição o ENARTCi trabalha a ideia da construção em rede. Com o provocante tema “Lugar de Encontrar o Outro”, o evento chegou a 14 edições.

A princípio voltado para a dança contemporânea, sempre flertou com áreas de conhecimento como arquitetura, medicina, comunicação, filosofia, antropologia e outras.

O objetivo era trazer a Ipatinga artistas e criadores da dança cujos processos de criação mirassem as questões do corpo que dança, pensa e discute a vida de artista e sua sustentabilidade, compartilhando ideias e saberes.

A cada edição o evento é pensado em torno de uma questão provocadora. Em 2020 foi a pandemia do novo coronavírus, e a foi adaptada às plataformas digitais, devido ao isolamento social. Isso também incluiu o ENARTCinho, ação do ENARTCi criada em 2011 e pensada para a infância.

SERVIÇO:
Nesta sexta-feira (25), às 18h30, será feita a transmissão de uma live pelo Instagram do Hibridus Dança, na qual Adilson Mariano irá falar sobre sua participação na Convocatória ENARTCinho 2020.

O vídeo Rádio Novela Infantil “O Natal da Família Gatsons” será exibido no domingo (27), às 16h, nos canais do Youtube do Hibridus e da Aperam No Brasil no Youtube. Os vídeos do ENARTCinho serão exibidos até o dia 1º de novembro.

Para acompanhar a programação inscreva-se nos canais do Youtube do Hibridus Dança e da Aperam do Brasil, empresa que patrocina o projeto via Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg
https://www.youtube.com/user/aperambrmais
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário