24 de setembro, de 2020 | 10:00

Cartórios eleitorais recebem urnas para eleição no Vale do Aço

Equipamentos serão utilizados em Ipatinga, Santana do Paraíso, Bugre e Ipaba

Bruna Lage
Dentre as urnas eletrônicas recebidas estão as de contingência, destinadas para eventual substituição Dentre as urnas eletrônicas recebidas estão as de contingência, destinadas para eventual substituição

As urnas que serão utilizadas nas eleições municipais de 15 de novembro chegaram aos cartórios eleitorais de Ipatinga, que compreendem os municípios de Ipatinga, Santana do Paraíso, Ipaba e Bugre. No total, 677 equipamentos foram recebidos no dia 17, incluindo as de contingências, para o caso de substituição por alguma falha ou defeito nos aparelhos.

Segundo informado pelos chefes dos cartórios, a 130ª Zona Eleitoral recebeu 263 urnas, 181 para Ipatinga e 60 para Paraíso e 22 para contingência. Já a 131ª ZE terá 190 para Ipatinga, 11 para Bugre e 17 contingências. Na 348ª ZE haverá 139 em Ipatinga, 42 em Ipaba e 15 para o caso de algum problema. Quando os equipamentos foram recebidos em Ipatinga, servidores testaram para checar se seus componentes estavam em funcionamento e em perfeito estado.

O envio das urnas por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teve início no dia 14, quando o tribunal destinou aos cartórios e postos de atendimento as urnas que serão utilizadas nos 853 municípios mineiros. Elas ficam armazenadas em um depósito do Tribunal na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde passam por manutenção e limpeza antes de cada eleição. Para o envio aos municípios, cada uma é embalada em uma caixa própria.

Mais de 42 mil urnas estão sendo enviadas para 308 localidades, sendo 282 zonas eleitorais e 26 postos de atendimento. Ao todo, 96 caminhões percorrerão cerca de 70.000 quilômetros até meados de outubro para cumprir essa missão.

Bruna Lage
O carregamento com as urnas chegou a Ipatinga no dia 17 de setembro O carregamento com as urnas chegou a Ipatinga no dia 17 de setembro
Chegada

Quando chegam ao destino, as urnas eletrônicas são guardadas nas sedes dos cartórios, nos Fóruns do Tribunal de Justiça ou em batalhões da Polícia Militar. No fim de outubro, começa a ser feita a carga das urnas, com a inserção dos dados de eleitores e candidatos. É depois desse processo que elas estarão prontas para receber os votos dos quase 16 milhões de eleitores mineiros para prefeito e vereador.

Conforme divulgado pelo TRE, todos os cartórios e postos de atendimento receberão itens como álcool em gel, álcool líquido, máscaras e protetores faciais para garantir a proteção de mesários e eleitores e minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário