23 de setembro, de 2020 | 16:18

Municípios na Onda Verde poderão retomar aulas presenciais a partir do dia 5 de outubro

Divulgação
O retorno às salas de aula deverá contar com medidas de segurança, como higienização e distanciamento socialO retorno às salas de aula deverá contar com medidas de segurança, como higienização e distanciamento social

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral, anunciou na tarde desta quarta-feira (23), em entrevista à imprensa, que 218 cidades que estão na Onda Verde do Minas Consciente podem retomar as aulas presenciais no ensino básico (Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio) a partir do dia 5 de outubro. A presença dos alunos não será obrigatória.

As cidades que estão na Onda Amarela do Minas Consciente que são 578, entre elas Ipatinga, podem retomar o ensino nos níveis de graduação, pós-graduação e cursos livres. Conforme Amaral, esse anúncio foi possível devido a um protocolo de retorno das aulas, que é elaborado há mais de três meses. Além disso, a recomendação do Estado é que também seja respeitado o direito das famílias de não levarem as crianças para a sala de aula.

Na entrevista, o secretário afirmou que o Estado respeitará a autonomia municipal e que o retorno às aulas não é obrigatório, apenas permitido. “Não indica obrigação de retomada das aulas. Haverá protocolos rígidos. Municípios podem optar por serem mais restritivos ainda”, afirmou.

A secretária de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, também ressaltou que a presença dos alunos nas escolas estaduais, quando autorizados a retornar (apenas municípios da Onda Verde), não será obrigatória, e que as aulas remotas vão continuar. "Não haverá obrigatoriedade de estar nas unidades escolares. A estratégia de educação on-line permanece na rede estadual", disse. Dessa forma, não haverá controle presencial para aprovação. O governo do Estado informou, ainda, que recomenda que as escolas particulares sigam o modelo, mas a decisão caberá a cada instituição.

Julia informou que a rede estadual de ensino vai começar seu retorno presencial pelo 3º ano do Ensino Médio, no dia 19 de outubro. "Eles estão num momento mais difícil e complicado, tendo em vista a aproximação do Enem. Inicialmente, devemos prevalecer a fixação de conteúdos que estão na educação remota", afirmou.

Municípios do Vale do Aço ainda não têm previsão de retomada das aulas

O Diário do Aço apurou, nesta quarta-feira (23), junto aos governos municipais da Região Metropolitana do Vale do Aço, acerca da retomada das aulas presenciais. Em Ipatinga, não há ainda uma previsão para isso ocorrer.
A assessoria de Comunicação da Administração de Coronel Fabriciano também informou que ainda não tem um posicionamento acerca desse assunto de volta às classes.

Conforme a secretaria de Educação de Santana do Paraíso, ainda não há uma previsão. Segundo as pastas, as aulas serão retomadas após a decisão do Estado e que seguirão os protocolos estaduais.

Em Timóteo, ainda estão sendo feitos estudos e é aguardada uma posição do estado, para definir a situação no município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoio de Zoiar

24 de setembro, 2020 | 13:33

“Acho o nobre Professor Gildázio Garcia um gigante da educação em nossa querida Vale do Aço. Mas vale ressaltar que em Israel e no estado do Amazonas ( Brasil ) o Covid-19 voltou como um Tsunami e está colapsando o sistema de saúde mais uma vez. Deixo uma observação, no Brasil está colapsando o que sempre foi colapsado. Tomemos cuidados pertinentes.”

Marciana

23 de setembro, 2020 | 18:31

“Belo comentário professor Gildazio você é um professor brilhante!”

Gildázio Garcia Vitor

23 de setembro, 2020 | 17:03

“É o que eu mais estou esperando acontecer, pois não aguento mais elaborar atividades remotas e aulas online. Nunca pensei que sentiria tanta falta do convívio com os meus companheiros, colegas e alguns amigos do trabalho e dos meus alunos, de todos, sem exceção. Hoje estive, mais uma vez, na E. M. Deolinda Tavares Lamego para fazer a correção do bloco de atividades, e olhando as salas vazias lembrei da música "Naquela Mesa", de Nelson Gonçalves: "Naquela mesa ele(a) sentava sempre/ [...] // Eu não sabia que doía tanto/ Uma mesa no canto [...] // Agora resta uma mesa na sala/ E hoje ninguém mais fala no seu 'cadernim'/ Naquela mesa tá faltando ele(a),/ E a saudade dele(a) tá doendo em mim/ Naquela mesa tá faltando ele(a),/ E a saudade dele(a) tá doendo em mim".”

Envie seu Comentário