Expo Usipa 2024 02 - 728x90

23 de setembro, de 2020 | 14:11

Sistema prisional retoma visitas presenciais de forma gradual

Arquivo DA
Reabertura começa a partir deste fim de semana e vai seguir protocolos do plano Minas ConscienteReabertura começa a partir deste fim de semana e vai seguir protocolos do plano Minas Consciente

Portaria conjunta da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria e OAB, publicada nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial, regulamenta o retorno das visitas presenciais nas unidades prisionais de Minas Gerais.

A retomada, realizada a partir deste fim de semana, será de forma gradual e seguindo os protocolos de prevenção contra a covid-19.

Em cada um dos 194 presídios e penitenciárias do Estado, o retorno seguirá os protocolos do plano Minas Consciente, que setoriza as macrorregiões do estado em ondas (verde, amarelo e vermelha) e planeja a volta das atividades a partir da análise de índices como taxa de contágio e ocupação de leitos, conforme avaliação dos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e das decisões do Comitê Extraordinário Covid-19, criado pela gestão estadual.

Protocolos

No caso do sistema prisional, será observada a localização dos estabelecimentos penais e a situação da macrorregião – onda verde, amarela e vermelha – para a especificação das regras de visitação ou para o impedimento desses encontros.

Vale ressaltar que as visitas presenciais previstas na retomada gradual, ainda na pandemia, serão complementadas por visitas virtuais – experiência bem sucedida nos últimos meses e que já soma mais de 45 mil videoconferências em todo o estado, apontou a Sejusp.

Consulta

Todas as semanas, às quintas-feiras pela manhã, a Sejusp fará no site a postagem referente à situação de cada uma das 194 unidades, segundo a atualização das cores do mapa do Minas Consciente, e as regras passarão a valer para o fim de semana de visitação subsequente.

A portaria publicada nesta quarta-feira trata ainda de outras atividades presenciais nas unidades, como atendimentos jurídicos e da Defensoria Pública, além de planejar o retorno das oficinas de capacitação instaladas dentro dos presídios e penitenciárias.

Outras regras

Ainda permanece suspensa a entrada de itens de alimentação, remédios, vestuário, higiene e limpeza levados diretamente por familiares, organizações da sociedade civil ou terceiros cadastrados. A medida busca reduzir a aglomeração na porta das unidades prisionais em razão da necessidade de vistoria dos itens, bem como uma possível contaminação presente nas embalagens.

E permitido o envio de itens via serviço postal ou aqueles doados e encaminhados diretamente ao Almoxarifado Central da Sejusp, como vem sendo realizado desde o início da pandemia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Juliana Maia

25 de setembro, 2020 | 08:05

“Concordo que volte logo as visitas,se fosse p ter colapso lá dentro já era o ter tido,tive uma vídeo chamada tava ruim o áudio e foram os 10 minutos mais rápidos que tivemos com meu irmão minha mãe aí sabe acessar o link! Quero ver ele demais?”

Vanessa Bispo dos Santos

24 de setembro, 2020 | 21:27

“No meu ponto de vista isso esta muito errado as visitas voltar pq no sistema prisional n tem recurso nem um acaso venha ter um colapso no sistema prisional então as visitas deveria voltar so o ano q vem primeiro q de 15 em 15 dias ja e muito sofrimento imagina 1 vez no mês ja q n esta tendo visitas de veria contínua .”

Vanda Lopes da Silva

24 de setembro, 2020 | 20:26

“Eu sou Mãe e não vejo a hra de voltar as visitas no CR de Birigui onde está meu Filho, estou com mtas Sauddes, é uma dor tão grde q as lágrimas molham meu rosto abatido e triste tdos os dias???por favor libera a visita presencial logo, pq quero ainda antes de partir dar um abraço e um bj na Minha Razão de Viver ?”

Iara Carolina Salvador

24 de setembro, 2020 | 19:31

“E aqui no Paraná vai volta tbm ou nao”

Hilda Rosa de Lima Souza

24 de setembro, 2020 | 17:51

“Eu moro en são Paulo mais vou adora,porque estou com muitas saudades do meu marido”

Manoel da Silva

24 de setembro, 2020 | 16:12

“essas visitas vidioconferência aqui em São Paulo não deu certo já começou errado só 5 minutos eles mandam link e não abre o link”

Gildázio Garcia Vitor

23 de setembro, 2020 | 17:26

“Só as Escolas é que, ainda, não podem receber os alunos e professores para dar continuidade ao ano letivo.”

Envie seu Comentário