EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

23 de setembro, de 2020 | 11:05

Troféu Juca Pato

Ambientalista Aílton Krenak é escolhido como "Intelectual do Ano" 2020

O líder indígena Ailton Krenak foi o vencedor do 62º Troféu Juca Pato. Em 2020, a União Brasileira de Escritores (UBE) abriu ao público a indicação de escritores para o prêmio. Pela primeira vez, a votação foi realizada exclusivamente por voto eletrônico, através do site www.ube.org.br.

Foram 54 indicados de todas as regiões do Brasil. Dentre os indicados, a entidade selecionou os escritores Ailton Krenak, Djamila Ribeiro, Eliane Brum, Laurentino Gomes e Maria Valéria Rezende para concorrer ao troféu.

Divulgação
Aílton Krenak, um defensor das tradições dos povos indígenas brasileirosAílton Krenak, um defensor das tradições dos povos indígenas brasileiros
Após votação dos sócios da UBE, Ailton Krenak foi escolhido para receber o Troféu Juca Pato, homenagem ao "Intelectual do Ano", feita à personalidade que, ao publicar livro de repercussão nacional no ano anterior, tenha se destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o desenvolvimento e prestígio do país, na defesa dos valores democráticos e republicanos.

Em 2019, Krenak publicou o livro "Ideias para adiar o fim do mundo", pela editora Companhia das Letras.
A entrega do Troféu Juca Pato será realizada no mês de dezembro, em local ainda a ser definido.

O troféu é a réplica do personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e imortalizado pelo ilustrador e chargista Belmonte (pseudônimo de Benedito Carneiro Bastos Barreto – 1896/1947). O prêmio foi criado em 1962, por iniciativa do escritor Marcos Rey.

Nascido em 1953 na região do Médio Rio Doce, em Minas Gerais, Aílton Krenak mudou-se com a família para o estado do Paraná, aos 17 anos, e lá se alfabetizou e se tornou produtor gráfico e jornalista.

Militante da causa indígena, Krenak preocupa-se com o maior desastre socioambiental da história do Brasil, ocorrido em Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG), fato que considera ter sido um erro irreparável, pois nele se perdeu tudo guardado na memória dos antigos povos que lá habitavam.

Muitos ficaram prejudicados após o desastre atingir o Rio Doce no Leste Mineiro, onde as tribos indígenas residiam e usavam o rio para muito além da pesca.

Divulgação
Líder indígena critica duramente o desastre que atingiu a calha do rio DoceLíder indígena critica duramente o desastre que atingiu a calha do rio Doce
O prêmio
O Troféu Juca Pato é um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira. Já premiou escritores como Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade, o crítico literário Antonio Candido e os ex-presidentes da República Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso.

Em 2019, o prêmio "Intelectual do Ano" foi par Ignácio de Loyola Brandão, escritor de "Não Verás País Nenhum", nascido em Araraquara (SP) e imortal da Academia Brasileira de Letras, com vasta produção literária, que publicou um ano antes o livro "Desta Terra Nada Vai Sobrar, A Não Ser O Vento Que Sopra Sobre Ela", que lhe valeu a indicação ao prêmio.

Em 2018, o premiado foi o escritor Milton Hatoum, autor do livro "A Noite da Espera", publicado no ano anterior.

A sociedade civil União Brasileira dos Escritores luta em defesa da liberdade de expressão, dos direitos do autor, da cadeia produtiva do livro e democratização do acesso à informação. Ricardo Ramos Filho é o atual presidente.

Desde sua fundação em 1958, resultante da fusão entre a Sociedade Paulista de Escritores e a Associação Brasileira de Escritores, a UBE promove atividades de ordem cultural, social e literária. Em 2020, tem se batido ativamente pela manutenção e fortalecimento dos princípios democráticos que devem nortear o país.

Adaptada à realidade imposta pela pandemia, promove virtualmente encontros semanais com vários escritores, para a difusão da literatura e defesa dos direitos civis, bem como utiliza os meios eletrônicos e impressos para dar voz aos escritores, profissionais do livro e à sociedade brasileira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário