Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de setembro, de 2020 | 15:28

Com baixa oxigenação na água, peixes são retirados da lagoa do Parque Ipanema

Alex Ferreira
Ação dos trabalhadores de empresa na remoção dos peixes chamou a atenção das pessoas na manhã de terça-feira Ação dos trabalhadores de empresa na remoção dos peixes chamou a atenção das pessoas na manhã de terça-feira

Com baixo índice de oxigenação da água, parte da população de peixes da lagoa do Parque Ipanema teve que ser removida nessa terça-feira (22). Procurado pela reportagem, o Departamento de Meio Ambiente (Demam) de Ipatinga informou que a retirada emergencial é realizada pela empresa fornecedora das espécies, sem custos para o município, sob a supervisão da Polícia Militar de Meio Ambiente. Os peixes foram transferidos para poços do criador em Dom Cavati.

O serviço foi executado na manhã dessa terça-feira e chamou a atenção de quem passeava ou praticava atividades físicas no parque. Conforme a administração, os peixes são lançados no local anualmente, em função do evento Pescando no Parque, realizado em toda semana santa.

Contudo, com a pandemia de covid-19 e as medidas sanitárias para controle da pandemia, não houve a realização do evento esse ano e ocorreu a superpopulação de espécies na lagoa.

Análises técnicas feitas na lagoa do Parque Ipanema identificaram baixa concentração de oxigênio dissolvido na água, devido a essa superpopulação. Para se ter uma ideia o índice ideal de oxigênio aqui é 5 e na noite passada caiu a 1,65. Situação que nem os aeradores, no total de cinco, resolveu. Tem solução para isso? Somente com a chuva, que não tinha chegado até a tarde de terça-feira.

Como havia risco de mais peixes morrerem ficou definida a necessidade de remoção de parte deles. Cada peixe retirado da lagoa foi pesado para posterior devolução ao lago, quando apresentar condições adequadas para a sobrevivência dos peixes. De um quilo até 17 quilos, foram retirados peixes de todos os tamanhos, conforme acompanhou a reportagem.

Verificou-se que, além do aumento da população de peixes no ambiente - potencializada este ano com o cancelamento do evento ‘Pescando no Parque’, as condições da água foram prejudicadas pela amplitude térmica (variação de temperatura durante o dia e noite) verificada nos dias anteriores e o excesso de alimentos jogados por frequentadores do lugar. Portanto, a próxima vez que você for ao parque evite jogar alimentos, na lagoa, e salve os peixes.

Análises e estudos complementares também estão sendo realizados para a verificação de eventual contaminação por matéria orgânica e de nutrientes.



Já publicado:
Polícia de Meio Ambiente monitora situação de peixes na lagoa do Parque Ipanema
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lucas

22 de setembro, 2020 | 18:36

“Era só ter deixado a população pescar, deu os peixe para a empresa, foda viu”

Joanas

22 de setembro, 2020 | 16:17

“Os curiosos e as pessoas que estava tirando os peixe ignoraram o uso de mascara.”

Envie seu Comentário