22 de setembro, de 2020 | 09:36

Planta linda, nome estranho...

Instituto Inhotim inaugura nova exposição botânica no Google Arts

Na linguagem científica, elas são da família Araceae. Mas pode chamá-las de aráceas. Ou de antúrio, copo-de-leite, taioba, inhame, costela-de-adão... São mais de três mil espécies descritas na literatura botânica, e anualmente, outras tantas vão sendo reveladas.

Muito presentes no cotidiano das pessoas e algumas delas responsáveis por encantar milhares de visitantes no Inhotim, as aráceas são protagonistas da nova exposição virtual do Instituto no Google Arts and Culture: "Entre folhas e formas: uma viagem ao universo das aráceas".

João Marcos Rosa/Divulgação/ACS Inhotim
No Inhotim, um imbé-gigante chama a atenção na trilha botânicaNo Inhotim, um imbé-gigante chama a atenção na trilha botânica
A mostra estreia nesta terça-feira (22), dia que marca o início da primavera no Brasil.

Além das imagens e descrições das plantas, a exposição contará com áudios de profissionais do Inhotim e convidados experts na área com curiosidades e usos das aráceas no nosso cotidiano.

Você vai conhecer espécies como o imbé-gigante - Philodendron danteanum G.S. Bunting, que aparece na foto. Essa planta gigantesca e de aparência jurássica é um arbusto trepador ou rastejante nativo da Venezuela, com folhas espessas, resistentes e onduladas, uma preciosidade na natureza.

Diz o curador botânico do Instituto, Juliano Borin: "Uma das missões de um jardim botânico é difundir conhecimento e aproximar as pessoas de um mundo que, costumeiramente, é científico e recheado de latim. O que queremos é simplificar e ressignificar as plantas para a população”.

Nesta nova exposição, um bônus extraordinário são as imagens irretocáveis de João Marcos Rosa, fotógrafo renomado que tem trabalhos publicados em revistas como a National Geographic.

As aráceas são a segunda família mais representativa do acervo botânico do Inhotim, com 470 espécies, tipos e variedades, ficando atrás apenas da coleção de palmeiras (1019).

Mas a quantidade de exemplares é incontável. São plantas excepcionalmente diversas e compreendem espécies arbustivas, trepadeiras, epífitas e até mesmo aquáticas.

São primordiais na composição de jardins tropicais, e o paisagista do Inhotim, Pedro Nehring, aproveita bem a variedade de formatos, cores e texturas nos espaços do Jardim Botânico, combinando harmonicamente as nativas e exóticas. Agora, o público pode aproveitar para contemplá-las neste novo formato inédito e on-line.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário