22 de setembro, de 2020 | 08:55

Dançando para não ‘dançar’...

No palco, Fabrício Licursi "Dança para Esquecer o Vô" e Estela Lapponi faz "Manifesto!!!"

A programação da série Dança #EmCasaComSesc segue oferecendo ao público boas opções de espetáculos de dança, com novos trabalhos todas as terças e quintas-feiras, às 21h30, no canal do YouTube do Sesc São Paulo e no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram.

João Maria/Divulgação/ACS SescSP
Fabrício Licursi resgata lembranças do avô em seu espetáculoFabrício Licursi resgata lembranças do avô em seu espetáculo
Nesta terça-feira (22) será mostrado o solo "Dança para Esquecer o Vô", que nasceu de um estudo do livro "A Água e os Sonhos", de Gaston Bachelard (1884-1962), um trabalho concebido, dirigido e interpretado por Fabrício Licursi.

Para ele, a água e os conteúdos dos sonhos são matéria, colocam em movimento a anatomia do esqueleto, utilizando os arquétipos do velho e do bêbado, conectando-o à memória de um avô materno, num espetáculo cheio de lembranças, como uma colcha de retalhos.

O objetivo é refletir sobre a recuperação da memória ancestral e como ela pode reorganizar a identidade e a corporeidade no presente. Fabricio Licursi é formado em Artes Cênicas pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Sua trajetória é marcada pela pesquisa do movimento; por encontros com diretores como Francisco Medeiros (1948-2019), Cristiane Paoli Quito, Lu Favoreto e Cibele Forjaz, e ainda por poéticas com interface na dança, teatro, música e artes visuais. A classificação é 14 anos.

Íris de Souza/Divulgação/ACS SescSP
Em Manifesto, Estela Lapponi faz um registro do corpo em tempo pandêmicoEm Manifesto, Estela Lapponi faz um registro do corpo em tempo pandêmico
Na quinta-feira (24), será a vez da performance "Manifesto!!!", de Estela Lapponi. A artista une dois trabalhos: "Intento 6098 - Manifesto Frágil", do projeto Corpo Intruso, e "Pequenos Atos para sobrevivência - Manifesto do Invisível".

Lapponi faz uma instalação com uma fita adesiva "frágil" cruzando o espaço de sua casa, como uma cama de gato. Seu corpo dançante irá perpassar este espaço entrelaçado, e assim como a destruição da trama de fita, será um ato de resistência, dançar fazendo um registro do corpo em tempo pandêmico, expurgando a fragilidade humana diante de um vírus.

A performer será acompanhada pelo guitarrista Lirinha Morini, que, usando composições próprias, fará o contraste entre o brutal e a delicadeza. Classificação: 14 anos.

O #EmCasaComSesc promove o encontro do público com artistas de diversas linguagens e estilos, em ambiente digital. Direto da casa do artista ou do atleta convidado para a casa do público, as transmissões mostram música, teatro, dança, circo, contação de histórias e esportes. Parte do material está disponível no canal http://www.youtube.com/sescsp.

Às terças e quintas-feiras, às 21h30, ocorre uma apresentação de dança no formato solo, duplas ou com mais integrantes, desde que eles já estejam dividindo o mesmo espaço no período de quarentena.

São coreografias inéditas, criadas para o espaço digital, trechos de obras ou adaptações de trabalhos existentes, de acordo com o espaço e proposta de cada obra. As apresentações têm duração de até 40 minutos.

Desde o final de agosto, o Sesc São Paulo iniciou a retomada gradual de alguns serviços presenciais, Paralelamente, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural em diversas áreas.

O público pode acompanhar as ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita nos canais digitais e redes sociais da instituição. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

AGENDA:
Terça-feira (22) – Fabrício Licursi, em "Dança para Esquecer o Vô"
Quinta-feira (24) – Estela Lapponi, em "Manifesto!!!"
Apresentação às 21h30, no canal do YouTube do Sesc São Paulo e no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário